Cotidiano

Inscrições em programas de iniciação científica terminam hoje

Neste ano serão disponibilizadas 15 bolsas, distribuídas entre os dois programas: Pibic e Pibiti, do IFRR

O período para se inscrever no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) termina nesta segunda-feira, 20.

Os programas fazem parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados ao Edital 3/2020/Propesq/Reitoria/IFRR.

Nesta edição são ofertadas 10 bolsas do Pibic e 5 do Pibiti, no valor de R$ 400 mensais, a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação do IFRR que atendam aos requisitos do edital.

As bolsas serão concedidas por um período de doze meses (agosto de 2020 a julho de 2021), e sua oferta está condicionada à disponibilidade de recursos do CNPq.

A inscrição é feita exclusivamente pelo docente/pesquisador candidato a orientador. O assunto do e-mail deve ser composto pela sigla do programa (PIBIC ou PIBITI) e pelo título do projeto. Cada professor/pesquisador poderá solicitar no máximo duas bolsas por edital, desde que os planos de trabalho sejam distintos

Conforme o cronograma, o resultado preliminar dos selecionados deve ser publicado no dia 3 de agosto, e o resultado final no dia 7 do mesmo mês. As atividades devem iniciar-se em agosto de 2020 e ser concluídas até julho de 2021.

Ambos os programas são destinados a alunos de cursos de graduação. O Pibic tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes. Já o Pibiti visa estimular os jovens nas atividades, nas metodologias, nos conhecimentos e nas práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e aos processos de inovação.

Para ler o edital, os anexos e os resultados, o interessado deve acessar o portal do IFRR na seção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no link a seguir: https://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/pesquisa-pos-graduacao-e-inovacao-tecnologica/pesquisa/editais/editais-2020/pibic-e-pibiti/.