Cotidiano

Inscrições para Prêmio Samuel Benchimol são prorrogadas

Interessados em participar devem se inscrever até o dia 30

Foram prorrogadas as inscrições para os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. Os interessados devem se inscrever até o dia 30 de setembro através do endereço eletrônico.

A solenidade de premiação acontecerá de forma virtual, no dia 17 de dezembro, na cidade de Rio Branco, no Acre.

Os prêmios agraciam e reconhecem projetos, instituições, empresas e homenageia personalidades que se destacam no desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.

Este ano, o Prêmio terá a 17ª edição e será realizado pela terceira vez no estado do Acre, sendo coordenado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC).  Em 16 edições, a iniciativa já alcançou mais de 3.200 inscrições, tendo 187 agraciados e mais de 3 milhões em premiações.

Na edição 2019, um projeto roraimense foi vencedor em segundo lugar na categoria “Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica”. O Professor Doutor Alexander Fernandes em parceria com os Acadêmicos, Humberto Breno e Paulo Ricardo, da Universidade Federal de Roraima, ganharam com o projeto: Desenvolvimento de fogão de indução eletromagnética alimentada por energias renováveis.

O Prêmio Professor Samuel Benchimol foi assim instituído em 2004, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Ação Pró-Amazônia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Inscrições 2021

O Regulamento, a ficha de inscrição e outras informações estarão disponíveis no site.

Podem se inscrever Instituições de representação empresarial, sindical ou profissional, as universidades ou instituições de pesquisas, sediadas no Brasil ou no exterior, instituições públicas e privadas com atuação no desenvolvimento sustentável da Amazônia, além de instituições que tenham como objetivo promover o desenvolvimento regional, nacional ou internacional, empresas públicas ou privadas com investimentos na região e autônomos com atividades referentes à Amazônia.

O Prêmio Professor Samuel Benchimol contempla iniciativas e trajetórias pioneiras para ampliar a compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região e inclui duas categorias de premiação: uma para contemplar iniciativas pioneiras no Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, outra para contemplar trajetórias pioneiras de Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica.

O Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente tem como objetivo premiar iniciativas na Região, que revelem através de sua prática, o potencial de transformação da Região Amazônica em prol do seu desenvolvimento sustentável. Possui três categorias: Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL); Categoria Empresa na Amazônia e Categoria Micro empreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer), a qual homenageia 02 (dois) microempreendedores, valorizando o caráter empreendedor do pequeno negócio de sucesso na Amazônia, desenvolvidos nos meios urbano e rural.