Cotidiano

Inscrições para a 16° Olimpíada de Matemática já estão abertas

Escolas devem realizar as inscrições até 20 de março

Com o tema “Música e Matemática”, a 16° Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) inicia período de inscrições. As escolas devem acessar o endereço eletrônico  http://www.obmep.org.br/ até o dia 20 de março para participarem. As provas da primeira fase ocorrerão no dia 26 de maio.

A OBMEP é voltada para escolas públicas e privadas de todo o país e tem como objetivos estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

A Olimpíada é dividida em três níveis. O primeiro é destinado para alunos do 6° a 7° ano do Ensino Fundamental. O nível dois é para alunos do 8° e 9° ano também para alunos do Ensino Fundamental e o nível três para alunos do Ensino Médio.

“É importante que as escolas fiquem atentas aos prazos, pois é de suma importância a participação dos estudantes na Olimpíada de Matemática para identificar os jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, entre outras situações”, explicou Margareth Sales coordenadora da OBMEP na Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

As provas da OBMEP são aplicadas em duas fases. A primeira é objetiva com 20 questões, aplicada em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das escolas a partir de instruções e os são gabaritos elaborados pela OBMEP.

A segunda fase ocorre no dia 26 de setembro e é uma prova discursiva com seis questões aplicadas em centros escolhidos pela OBMEP. Participam dessa fase apenas os alunos classificados na 1° fase pelas escolas, segundo os critérios descritos no Regulamento.

PREMIAÇÃO

A divulgação dos premiados ocorre no dia 08 de dezembro. Nesse ano, os alunos serão premiados com medalhas. Sendo 500 de ouro para as escolas públicas e 75 para privadas, 1.500 de prata para escolas públicas e 225 para privadas.

Além de 4.500 de bronze para escolas públicas e 675 para privadas e 46.200 menções Honrosas para escolas públicas e 5.700 para escolas privadas. Além disso, professores, escolas e Secretarias de Educação também receberão prêmios.

Os alunos premiados com medalhas serão convidados para participar do Programa de Iniciação Científica Jr.

OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi Criada em 2005, com o objetivo de descobrir jovens talentos para a Matemática, contribuir para estimular o estudo da disciplina por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes, além de promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.