Cotidiano

Inscrições para concurso de redação terminam nesta sexta-feira

Inscrições devem ser feitas online, e o público-alvo é alunos do ensino médio

Com o objetivo de promover o estudo da Constituição Federal de 1988 (CF/88), a Secretaria de Educação e Desporto promove o 1° Concurso de Redação sobre a Constituição Federal. A iniciativa está pautada na Lei Estadual N° 1.328, de 31 de julho de 2019, de autoria do deputado estadual Renato Silva.

 

O Concurso de Redação tem como tema “Jovem, conheça seus deveres e garanta os seus direitos” e está sendo coordenado na Seed pelo Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais).

 

“O concurso é para estimular a compreensão da Constituição Federal, despertar o interesse dos jovens, estimulando-os para uma posição mais crítica diante dos problemas sociais, políticos e torná-los mais atuantes na sociedade”, explicou a diretora do Depe, Maria Aparecida de Oliveira.

 

Poderão participar do concurso estudantes do 1° ano do Ensino Médio, regularmente matriculados na rede estadual de ensino em escolas da capital, interior e indígenas.

 

INSCRIÇÕES

O concurso já está sendo divulgado nas escolas. O edital e as fichas de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico: https://drive.google.com/open?id=1LaKBLMk4qRS_EJIigwcFNU_wIjrOOnw4. “As inscrições serão realizadas pelas escolas e efetivadas por meio do envio da redação em envelope lacrado à Seed, no período de 14 a 18 de outubro”, explicou a assessora técnica do Depe, Ana Piúco.

 

Cada escola só poderá inscrever uma redação, selecionada entre todas as produzidas na instituição de ensino. Para auxiliar os alunos na produção das redações, serão realizadas palestras e também será utilizada a Cartilha Constituição em Miúdos. “A seleção das redações participantes ocorrerá em duas fases: a primeira, a cargo das escolas e a segunda, a cargo da Comissão Julgadora da Seed”, esclareceu Maria Aparecida.

 

As redações devem ser inscritas no Formulário de Redação, disponibilizado no endereço eletrônico do Concurso de Redação, de caneta preta ou azul, ter no mínimo 20 linhas e máximo de 30, ser devidamente identificada, inédita e original.

 

Os alunos vencedores do 1°, 2° e 3° lugares e os professores orientadores serão premiados. O 1° lugar receberá um tablet, 2° e 3° lugares receberão medalha e certificado. O professor orientador do aluno vencedor do 1° lugar receberá um notebook e do 2° e 3° receberão medalha e certificado.