Cotidiano

Inscrições para cursos profissionalizantes EaD iniciam na próxima semana

No total, são dez cursos e o preparatório voltado para o concurso para professor indígena com as disciplinas de português, raciocínio lógico, redação e conhecimentos específicos

As inscrições para vários cursos na modalidade EaD (Educação a Distância) da Escola do Legislativo estarão disponíveis nos dias 11 e 12 de janeiro, no site da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na página da Escolegis no link escola.al.rr.leg.br/.

No total, são dez cursos e o preparatório voltado para o concurso para professor indígena com as disciplinas de português, raciocínio lógico, redação e conhecimentos específicos. As aulas iniciam no dia 13 e se encerram em 27 de janeiro. O preparatório para o concurso de professor indígena estará disponível até o dia 20 de março. Confira as vagas e cursos no quadro abaixo:

O diretor da instituição de ensino, Breno Carvalho, disse que a Escola do Legislativo já reinicia as atividades ofertando cursos em diversas áreas. “Não paramos e inovamos, dando continuidades às qualificações para o mercado de trabalho. A população já conhece o nosso trabalho, e a Escolegis busca sempre garantir a boa qualidade dos cursos, com professores de excelência”.

Um dos professores é o psicólogo Wagner Costa, que vai ministrar o curso Inteligência Emocional, com carga horária de 12 horas. “Vamos abordar os temas básicos da inteligência emocional, com exercícios para que a pessoa possa praticar no dia a dia. Vamos tratar sobre o autoconhecimento, o reconhecimento das emoções em nós e nos outros, motivação e como lidar com as emoções no relacionamento. Esses cinco tópicos são a base da inteligência emocional,” explicou Costa.

No cenário atual, principalmente em razão da pandemia, é imprescindível saber observar e detectar essas emoções. “É fundamental para quem está no mercado de trabalho, porque hoje, no mundo estressado, que muda a todo tempo, é importante aprender a lidar com as nossas emoções. O isolamento social tem cobrado muito das pessoas esse equilíbrio emocional”, afirmou.

A leitura feita pelo psicólogo é a de que o isolamento social trouxe à tona uma realidade das relações sociais da qual, em geral, as pessoas tentavam fugir. “Nós, seres humanos, precisamos desse contato social. A falta dele fez muita gente entrar em depressão e se sentir solitária. Muitas pessoas tentaram resolver seus problemas bebendo, se isolando mais ou saindo do equilíbrio”, acrescentou.