Cotidiano

Inscrições para eleição ao cargo de reitor do IFRR encerram amanhã

Votação acontece em agosto e será feita online em razão do risco de contaminação do coronavírus

O Instituto Federal em Roraima (IFRR) promove a consulta eleitoral para reitor(a) e diretores(as) gerais dos campi na Capital e no interior do Estado. As inscrições estão abertas somente até esta terça-feira, dia 28 de julho.

Em entrevista ao programa Agenda da Semana nesse domingo, 25, na Rádio Folha 100.3 FM, a professora Roselis Bastos, membro da Comissão Eleitoral Central do IFRR, informou que o processo de consulta eleitoral será realizado em quatro campus: Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste, Amajari e Novo Paraíso. A unidade em Bonfim não contará com eleição no momento.

Para se inscrever no processo para concorrer ao cargo de reitor o servidor precisa ter doutorado ou estar na classe DIV da carreira do magistério, ensino básico, técnico e tecnológico ou ser um professor associado da carreira do magistério superior. “Ou seja, é preciso ter um tempo na carreira no ensino básico, técnico ou tecnológico. Precisa ter um tempo de atuação, de instituição federal. E precisa ser professor”, disse.

Para se inscrever para o cargo de diretor-geral, no entanto, podem se inscrever tanto professores quanto servidores de área técnica. “O requisito sofre uma flexibilização. O diretor precisa ter tido dois anos na gestão do instituto ou ter concluído formação na área da administração pública”. O edital com as normas para cada chapa podem ser acessadas no site do IFRR.

VOTAÇÃO – Em razão da pandemia, todo o processo de votação será feito de forma remota. Ou seja, a comunidade acadêmica do IFRR poderá votar pela internet. O sistema de votação ficará disponível por um período de dois dias ininterruptos na página oficial do IFRR, a partir das 8h do dia 26 de agosto 2020 até o dia 27 de agosto de 2020 até às 21h, quando será encerrada a votação.

“É importante destacar que cada unidade que realizará as eleições vai disponibilizar um local para votação, para aqueles servidores e alunos que não tem acesso à internet. É claro que a medida vai seguir o protocolo de segurança em decorrência da pandemia do covid. O fluxo previsto para esses locais é pequeno”, reforçou.

A apuração ocorre no dia seguinte e a contagem de votos será transmitida ao vivo por videoconferência no site do IFRR. A divulgação do resultado final, após recursos, acontece no dia 31 de agosto. (P.C.)