Cotidiano

Inscrições para o Encceja começam hoje

O exame é a oportunidade para jovens que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino

Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, poderão realizar as inscrições para o Encceja (Exame Nacional Para Certificação de Competência de Jovens e Adultos), que começam nesta segunda-feira, dia 20, e podem ser feitas pelo site www.enccejanacional.inep.gov.br/encceja até o dia 31 de maio.

A aplicação das provas está agendada para o dia 25 de agosto pela manhã e tarde. As escolas onde ocorrerão as aplicações serão divulgadas posteriormente.

O Exame será constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, contendo cada uma 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Este ano, a prova de Língua Estrangeira Moderna, terá uma novidade, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas um dos idiomas.

“Essas duas línguas são obrigatórias. É necessário que os alunos se dediquem nessas duas línguas para conseguir a certificação”, explicou a chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (Dieja), Sulivanha Lira.

Em Roraima, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) disponibilizou a aplicação do Exame nos municípios de Boa Vista, Rorainópolis e Uiramutã. “Essa é uma forma de facilitar para os moradores desses municípios e localidades adjacentes para que tenham um acesso melhor para realização da prova”, ressaltou Sulivanha.

ENCCEJA – É uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos em nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. A participação no Encceja é voluntária e gratuita.

O Exame é destinado a jovens e adultos que por algum motivo não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, ou seja, no mínimo 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio.

É importante destacar que a inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Em relação à área de conhecimento de Linguagens e Códigos, o candidato precisa atingir no mínimo 100 pontos na prova objetiva e mais 5 pontos na prova de redação.