Cotidiano

Inscrições para o prêmio de literatura terminam nesta quinta-feira

As inscrições são gratuitas e os escritores podem concorrer com obras inéditas nas categorias Conto e Romance

Termina nessa quinta-feira (20) as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do país. Autores estreantes podem inscrever suas obras inéditas nas categorias Romance ou Conto. O processo de inscrição é gratuito e online. O regulamento completo pode ser acessado no link.

Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. Desde a sua criação, mais de 14 mil livros foram inscritos e 29 novos autores foram revelados.

A parceria com a editora Record contribui para a credibilidade e a visibilidade do projeto, pois insere os livros na cadeia produtiva do mercado livreiro. A premiação foi criada em 2003 e se consolidou como a principal do país para autores iniciantes. No ano passado, houve recorde de inscritos com 1.969 obras, sendo 1.043 romances e 926 livros de contos.

O processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, protegidos por pseudônimos. Isso impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, evitando qualquer favorecimento. Os romances e contos são avaliados por escritores  profissionais renomados, que selecionam as obras vencedoras pelo critério da qualidade literária.