Cotidiano

Inscrições para vestibular da UFRR iniciam dia 13 de outubro

As vagas serão distribuídas entre ampla concorrência, candidatos com deficiência e reserva legal de vagas destinadas a candidatos egressos de escola pública

O edital do Vestibular 2021 da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi lançado nessa terça-feira (06), pela Comissão Permanente de Vestibular (CPV). São ofertadas 786 vagas em 38 cursos da instituição para ingresso nos dois semestres letivos do próximo ano: 2021.1 e 2021.2. 

As vagas serão distribuídas entre ampla concorrência, candidatos com deficiência e reserva legal de vagas destinadas a candidatos egressos de escola pública. Conforme o edital, as inscrições serão realizadas de 13 de outubro a 13 de novembro de 2020, exclusivamente pela internet.

O período para solicitar isenção da taxa de matrícula será de 13 a 19 deste mês, das 8h às 19h, exclusivamente pela internet (página www.ufrr.br/cpv), observando as seguintes providências: a) solicitar a isenção no ato da inscrição online; b) preencher informando o critério de isenção em que se enquadra; c) anexar via sistema de inscrição dentro do período de 13 a 19/10/2020, toda a documentação comprobatória (digitalizada e legível), conforme cada critério de isenção.

Este ano não haverá inscrição no modo presencial, como forma de evitar aglomeração. Para inscrever-se, os candidatos devem verificar todos os documentos solicitados, fazer a digitalização e enviá-los por meio do sistema on-line da UFRR.  

ACESSE AQUI O EDITAL DO VESTIBULAR.

Devido a pandemia da Covid-19, o certame foi adiado este semestre e as provas serão realizadas no dia 21 de fevereiro de 2021. O presidente da CPV, professor Antonio Giocondi, explica que todos os cuidados estão sendo pensados para a segurança dos candidatos.  

“É um trabalho que foi demorado porque a gente sabe do momento que estamos vivenciando e que requer muitos cuidados, muitos detalhes para que o Vestibular transcorra da melhor forma possível. A gente chama a atenção para que o candidato leia o edital com calma, com tranquilidade, para que verifique de antemão todas as informações necessárias”, disse.  

Além do edital, o candidato deve verificar o Conteúdo Programático e as Obras Literárias indicadas para as provas e o Manual do Candidato. Alunos do primeiro e do segundo anos do Ensino Médio podem optar por realizar a prova seriada (PSS/E1 e E2). Os concluintes e aqueles que já finalizaram o Ensino Médio devem inscrever-se para a Prova Integral (Prova Integral e PSS/E3). “Estamos empenhados, juntamente com toda a gestão, para que esse processo transcorra da melhor maneira possível, como sempre aconteceu e com o maior cuidado possível”, destaca Giocondi. 

PROVAS – A CPV orienta que para a realização das provas será exigida a apresentação de documento original de identificação com foto, além do candidato levar caneta esferográfica de corpo transparente e de tinta azul ou preta. Também é importante que os candidatos observem o uso obrigatório de máscaras e levem álcool em gel.  

As provas serão aplicadas, exclusivamente, na cidade de Boa Vista, capital de Roraima, sendo a primeira fase (prova objetiva e redação) realizada no dia 21 de fevereiro de 2021, das 8h às 13h, para Prova Integral e PSS/E3 e das 8h às 11h para PSS/E1 e E2.