Cotidiano

Instituto Butantan vai fazer estudo em pessoas infectadas em RR

A pesquisa acompanhará 320 moradores da capital para identificar a dinâmica da infecção e permanência da imunidade

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, iniciará agora em novembro um estudo que irá acompanhar a incidência e infecção do novo coronavírus em 320 moradores de Boa Vista, chamada de    Avaliação de Incidência de Infecção por SARS-CoV-2 e de COVID-19 (Avisa). Farão parte do estudo 3.520 participantes de 11 cidades por diversas regiões do Brasil. Em Boa Vista, o estudo será conduzido pela Universidade Federal de Roraima. O objetivo é identificar a dinâmica de contaminação do vírus e também o tempo de imunidade após a infecção. 

COMO VAI FUNCIONAR A PESQUISA 

Os mais de 3.500 participantes serão divididos por faixa etária e passarão por acompanhamento pelo período de 18 meses. Nesse período passarão periodicamente por testes rápidos  e a cada 12 semanas por exames de sangue. Os resultados parciais serão divulgados a cada três meses até a conclusão dos estudos. A seleção desses pacientes será feita por sorteio, e  levará em consideração o domicílio como referência. Todas os moradores da residência serão convidados a participar.

Durante a avaliação os centros de pesquisa clínica, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais parceiros atuarão de forma integrada, permitindo o acompanhamento dos participantes e a obtenção dos dados conforme os protocolos do estudo.

“A importância deste novo estudo está na possibilidade de termos uma dimensão melhor da epidemia nas mais diversas regiões do país. A ação faz parte das demais iniciativas, como as ações de testagem e o desenvolvimento da vacina CoronaVac”, afirma Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

Além de Boa Vista, a iniciativa contará com o apoio de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais em São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Serrana (SP), Rio de Janeiro (RJ), Laranjeiras (SE), Belo Horizonte (MG), Porto Velho (RO), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Cuiabá (MT).