Cotidiano

Instituto de RR está entre os melhores do país, aponta Pindograma

No primeiro turno, o instituto divulgou pesquisas em parceria com o jornal Folha de Boa Vista, com intenções de votos em 14 dos 15 municípios roraimenses

O Inope (Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística) é a única empresa de pesquisa da região Norte a figurar entre as primeiras colocações do ranking dos institutos de pesquisa elaborado pelo Pindograma, renomado site de jornalismo de dados. A Folha de Boa Vista é parceira há 10 anos do instituto que, inclusive esteve bem próximo do resultado das eleições municipais em Roraima.

Para ver o levantamento, clique em https://pindograma.com.br/ranking.html.

O portal analisou 3.367 pesquisas registradas no TSE entre 2012 e 20 de novembro de 2020, de mais de 100 institutos espalhados em todo o país. Foram atribuídos conceitos de “A” a “D”, sendo “A” a maior nota e “D” a menor. O Pindograma fez uma seleção, estabelecida em critérios técnicos e analisou erros das pesquisas e índices de desempenho, chegando ao desempenho final.

O Inope, empresa roraimense que realiza pesquisas de mercado, quantitativas, qualitativas e eleitorais há 12 anos, recebeu conceito B+ e ocupa a 13ª posição do ranking. Está no “grupo de acesso” a elite dos institutos de pesquisa, ao lado de instituições renomadas como o Datafolha, por exemplo.

“Estar entre os melhores institutos de pesquisa do Brasil é o reconhecimento de muito trabalho, de muita dedicação e, principalmente, da responsabilidade com a qual tratamos as informações coletadas”, diz o cientista político Ednaldo Sousa, diretor do Inope.

Sousa acredita que em breve o Inope deve receber o conceito “A”, uma vez que portal não incluiu os levantamentos do segundo turno das eleições municipais deste ano em sua pesquisa. “Realizamos no dia 29 de novembro uma pesquisa de boca de urna com as intenções de votos para a Prefeitura de Boa Vista e mais uma vez acertamos. Em breve essa informação deve ser mensurada, aumentando o nosso conceito”, avalia.

Eleições 2020

O Inope acertou o resultado das eleições municipais 2020. No primeiro turno, o instituto divulgou pesquisas em parceria com o jornal Folha de Boa Vista, com intenções de votos em 14 dos 15 municípios roraimenses.

Os levantamentos, devidamente registrados no Tribunal Regional Eleitoral, foram realizados em Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã.

Ao abrir as urnas, as projeções se confirmaram. Onde havia empate técnico, mas com candidatos numericamente à frente, esses se sagraram vitoriosos. Nos municípios onde o Inope previu uma disputa mais apertada, como nos casos de Amajari, Caracaraí e Caroebe, em que os candidatos tinham até 2% de diferença na intenção de votos, a votação foi acirrada, no voto a voto, como sugeriram as análises.

Também a corrida eleitoral à Prefeitura de Boa Vista, em que o levantamento apontou um segundo turno, mas com grande vantagem do candidato Arthur Henrique (MDB), mais uma vez  o resultado se confirmou. Com 100% das urnas apuradas, Arthur teve 49,64% dos votos válidos, enquanto Ottaci (SD) teve 10,59%.

No segundo turno, pesquisa de boca de urna do instituto para a Prefeitura de Boa Vista  apontou a vitória de Arthur Henrique com 87,63% dos votos válidos, contra 12,37% de Ottaci Nascimento. A margem de erro do levantamento foi de 3% para mais ou para menos. Com as urnas abertas, Arthur recebeu 85,36% dos votos válidos e Ottaci 14,64%.

“A pesquisa é uma foto, um retrato do momento. Mesmo assim, conseguimos ter 100% de acerto”, comemora Ednaldo Sousa

Cravar os resultados não é novidade para ele. Há 12 anos trabalhando com pesquisas eleitorais em Roraima, acertou todos os resultados ao longo dos anos. “Contamos com uma grande estrutura que envolve mais de 40 pesquisadores na coleta de dados. Temos um time de especialistas composto por estatísticos, matemáticos e cientistas políticos, além de aparelhos modernos como GPS e drones, que asseguram a fidelidade das informações. Acima de tudo, somos éticos. Temos compromisso com o nosso trabalho e respeito com os nossos clientes e a população roraimense”, destaca Sousa.

Maranhão

Nestas eleições, Ednaldo Sousa coordenou uma pesquisa registrada em São Luís, capital do Maranhão. A cidade tem quase 700 mil eleitores, uma realidade bem diferente dos municípios roraimenses, em que o maior colégio eleitoral, Boa Vista, tem 217 mil eleitores. Assim como em Roraima, o cientista social também acertou o resultado.

Na capital maranhense, o levantamento apontou segundo turno e empate técnico entre os candidatos que iriam disputar com Eduardo Braide (Pode), a chefia do Executivo Municipal. Com 100% das urnas apuradas, se confirmou Eduardo Braide com 39,90% e Duarte (Republicanos), com 18,21%.

Know How

Campeão em resultados, o Inope se solidifica como o instituto de pesquisa de maior credibilidade em Roraima. Agora, com a experiência também vencedora em São Luís (MA), estuda abrir uma filial naquela cidade e outra em Manaus (AM).