Cotidiano

Instrutores de curso para sargentos da PM cobram pagamento

PMRR reconheceu o débito e disse que processos estão em fase final, mas não deu uma previsão de data para pagamento

No início deste mês, a FolhaBV noticiou o fato de instrutores do curso de formação de soldados da Polícia Militar estarem desde o início das aulas, em abril, sem receber.

Após a veiculação, novas denúncias chegaram, mas dessa vez sobre o curso de formação de sargentos, realizado no ano passado. 

Segundo denunciantes, instrutores e monitores militares e professores civis foram contratados para exercer as atividades de docência para o Curso Especial de Aperfeiçoamento de Sargentos do Quadro Especial de Praças Policiais Militares e no Curso Especial de Formação de Sargentos do Quadro Especial de Praças Policiais Militares, ambos da Polícia Militar de Roraima. Os cursos foram realizados na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (Apics).

“Fui selecionado para ministrar uma disciplina, porém, por mais surpreendente que pareça, até hoje o comando da PMRR não pagou a remuneração de R$ 60,00 por hora/aula, e tampouco esclareceu os motivos que levaram a esse atraso e nem estabeleceu uma previsão para efetuar esse pagamento, demonstrando total descaso e desrespeito comigo e com os demais instrutores, professores e monitores”, destacou o reclamante, que não quis ser identificado. 

A conduta contraria o edital, que estabeleceu que o pagamento ocorreria mensalmente. “O que chama a atenção é que a Polícia Militar é uma instituição que prima pelo cumprimento das normas, valores e obrigações, porém, os atuais gestores estão menosprezando o cumprimento das próprias normas editalícias estabelecidas pela corporação”, indignou-se. 

Em nota, a Polícia Militar de Roraima informou que os processos de pagamento das horas-aulas de todos os Cursos de Formação, Habilitação e Aperfeiçoamento estão sendo processados pelo Departamento de Finanças da Corporação e encontra-se em fase final para pagamento.

“Durante o processamento foram identificados alguns dados incorretos, o que ocasionou atrasos, porém, as informações já foram corrigidas. O Comando da PMRR esclarece que os recursos para os referidos pagamentos estão garantidos e previstos dentro do orçamento e que o pagamento ocorre geralmente ao término da prestação do serviço.”