Cotidiano

Invasão de cruzamento é a principal causa de acidentes em Roraima

Embriaguez ao volante e fechamento na lateral também lideram o ranking

Os dados estatísticos da Divisão de Engenharia de Trânsito do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) mostram que 869 acidentes foram registrados de janeiro a abril de 2022. Comparado ao mesmo período do ano passado, com 670 acidentes, houve um aumento de 29,7%.

Destes 869 acidentes registrados nos quatro primeiros meses, 733 foram em Boa Vista, que tem a maior frota de veículos entre os municípios de Roraima, sendo 205 mil unidades.

Invasão nos cruzamentos, embriaguez ao volante e fechamento na lateral são as causas que lideram o ranking de acidentes de trânsito em Roraima ocorridos nos quatro primeiros meses deste ano.

Foram 251 acidentes causados por invasão nos cruzamentos; 129 ocorrências de fechamento na lateral; e 99 acidentes foram resultados de condutores dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica.

Nos horários de 8h, 19h, 17h e 13h, ocorreram acidentes de trânsito, com 65, 63, 62 e 54 ocorrências em cada uma destas horas, respectivamente.

Em relação aos dias da semana, o sábado liderou o número de registros, com 152 acidentes de trânsito; a sexta-feira com 137; e o domingo com 130.

O diretor de Segurança no Trânsito do Detran de Roraima, Gueres Mesquita, explicou que o desrespeito à sinalização, principalmente nos cruzamentos onde há placa de sinalização, combinada à alta velocidade incompatível com a via, além do consumo de bebida alcoólica antes de dirigir têm contribuído para os acidentes gravíssimos.

“Estas são situações causadas pelo próprio condutor. Então se isso tudo for evitado, a gente vai ter uma redução no número de acidentes. Os motoristas precisam estar atentos ao que diz a legislação de trânsito”, finalizou.