Cotidiano

Jalser anuncia remessa de 14 toneladas de medicamentos e EPIs

Itens começam a ser recebidos nesta quarta-feira, com apoio do Exército

Durante sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (9), o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), informou que o Governo do Estado deve receber 14 toneladas de medicamentos e insumos hospitalares a partir desta quarta-feira (10). Esta é uma das primeiras medidas urgentes adotadas pela nova gestão da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) para ampliar a capacidade de assistência a pacientes da covid-19

 “A Saúde do Estado tende a melhorar, só depende de cada um de nós. Quero parabenizar aqui a ação eficaz do secretário de Saúde, Marcelo Lopes e a atitude célere do governador do estado, Antonio Denarium, por esse conjunto de ideias”, disse. 

A ação terá apoio do Exército e das Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta quarta-feira, deve ser recebida a primeira remessa, de 14 toneladas de EPI’s, vinda de São Paulo. Na sexta-feira (12), sai a segunda remessa com medicamentos, material médico-hospitalar e demais equipamentos necessários para a abertura do Hospital de Campanha.

“O Governo do Estado está contratando mais quatro voos cargueiros para transporte regular de todos os mantimentos ou equipamentos e materiais que o Estado precise para atender a população neste período de pandemia”, informou. 

O presidente acredita que com a chegada destes itens, será possível agilizar a abertura do Hospital de Campanha para a próxima semana. A área de cuidados será inaugurada inicialmente com 80 leitos sendo 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e na semana seguinte após a abertura terá mais 172 leitos, sendo mais 10 de UTI. 

Além de tudo, está prevista para a partir de julho, a inauguração de 170 leitos no bloco F do HGR. Para Jalser Renier, estas medidas, juntamente com futuros convênios que o Governo do Estado tem feito com hospitais particulares, deve possibilitar o esvaziamento de corredores e a retirada de pacientes do HGR internados de maneira improvisada em cadeiras, sejam eles vítimas da covid-19 ou não.