Cotidiano

Jornada de inovação social reúne adolescentes e jovens

Em Roraima, a jornada de inovação social terá como foco a migração venezuelana

Jovens entre 14 e 24 anos podem se inscrever até o dia 26 de novembro na edição de Roraima do Chama na Solução, uma iniciativa do UNICEF, que apoia rá iniciativas que impactar ão a vida de crianças e adolescentes. Em Roraima, a jornada de inovação social terá como foco a migração venezuelana no estado. As inscrições são gratuitas.

 
O objetivo do Chama na Solução é envolver os  adolescentes na criação de soluções para problemas que os afetam e nesse processo proporcionar seu desenvolvimento como cidadãos, potencializando habilidades e competências para a vida. Os participantes poderão criar projetos nas áreas de educação, proteção da criança, saúde & nutrição e água, saneamento e higiene.

 
“A proposta de evento é estimular os participantes a pensar em soluções criativas para os desafios e oportunidades da crise migratória venezuelana. Enfatizando o uso da tecnologia e da colaboração, queremos aprender, construir e compartilhar juntos propostas que façam a diferença na vida das crianças e adolescentes de Roraima” , explicou Felipe Gonzalez,  consultor em Comunicação para o Desenvolvimento do UNICEF Brasil.

 
Na edição de Boa Vista, do total de inscritos, 80 participantes serão selecionados para participar de um bootcamp onde, com a ajuda de especialistas, conhecerão mais sobre os temas propostos e seus desafios, formarão equipes e darão início a ideias e projetos para solucionar os problemas identificados. 

 
Do total de participantes, 10 equipes com as melhores propostas serão selecionadas e passarão por mentoria com profissionais do Instituto Federal de Roraima para o desenvolvimento dos projetos. A última etapa do Chama na Solução em Boa Vista ocorre no dia 7 de dezembro, quando as equipes apresentarão as alternativas criadas para o problema apresentado. 

 
Os seis melhores projetos ganharão R$ 4 mil  de investimento para fortalecer as iniciativas e as equipes dos três melhores, além do dinheiro, ganharão ingresso com passagem e camping para a Campus Party Amazônia, que ocorre em Manaus de 18 a 22 de março do próximo ano. 


 
O Chama na Solução Roraima é realizado pelo Fundo das Nacões Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Coletivo Mosaico e conta com apoio do IFRR, Sebrae, Campus Party Brasil, PNUD e Plataforma 8. Mais informações podem ser obtidas no site da evento (http://chamanasolucaorr.splashthat.com/) ou através do telefone (11) 98070-3055.