Cotidiano

José Geraldo é o mais votado na lista para Reitor da UFRR 

Os outros dois indicados foram Jefferson Fernandes e Vânia Lezan que ficaram com a segunda e terceira maior votação, respectivamente

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou nesta quarta-feira, dia 30, a eleição da lista tríplice para escolha do reitor e vice-reitor da instituição para a próxima gestão de quatro anos. Os três mais bem votados foram, pela sequência, foram o professor Geraldo Ticianeli, com 804 votos (20,9), Jefferson Fernandes, com 587 (18,8) votos, e Vânia Lezan com 492 votos (14,77%). A votação também contabilizou 10 votos em branco e 28 votos nulos. No total, dos 8859 eleitores que eram esperados nas urnas, apenas 2317 compareceram, sendo 1453 alunos, 458 professores e 268 técnicos administrativos que votaram nas sessões instaladas nos três campi da universidade.

O presidente da comissão eleitoral, Roberto Câmara, explicou que a eleição aconteceu em cédulas de papel, após a pane no programa SIGEleição que era a novidade para o pleito desse ano, já que o sistema foi utilizado por outras instituições federais no Brasil em processos eleitorais e era considerado tão seguro quanto o sistema de votação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), por ser criptografado, além da logística ser mais vantajosa que o sistema antigo. Porém, o sistema tecnológico apresentou problemas e, para não haver pendência e cumprir o calendário, foi optado utilizar o sistema de votação em papel.

LISTA – Roberto Câmara explicou que, pela normativa do MEC, é feita primeiramente a consulta, junto à comunidade acadêmica da UFRR. Os três mais bem colocados formarão uma lista tríplice que será apreciada pelo colégio eleitoral da universidade, formado por 73 eleitores, entre professores, técnicos e alunos, com peso equiparado. Ou seja, todos têm o mesmo poder de voto para a lista tríplice final, a ser enviada à presidência da república.

“Esse processo dá um norte para o colégio eleitoral que, por lei, tem a liberdade de concordar ou não com a relação inicial. A apuração foi super tranquila”, afirmou.

A previsão é que a eleição no Colégio Eleitoral aconteça no dia 26 de novembro, quando será apresentada a lista final a ser enviada ao presidente Jair Bolsonaro (PSL). A partir daí, são 60 dias até a escolha do reitor e vice. (R.R)