Cotidiano

Jovens aprendem técnicas de abordagem no trânsito em Boa Vista

A ação tem como foco a prevenção de embriaguez no trânsito e excesso de velocidade

Os jovens da Oficina de Trânsito do Projeto Crescer são grandes parceiros nas campanhas desenvolvidas pela Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran). E eles não poderiam ficar de fora da Operação “Educação no Trânsito”, que segue a todo vapor em Boa Vista desde a semana passada. Na tarde dessa segunda-feira, 5, os jovens aprenderam na teoria como devem ser feitas as abordagens educativas.

Para esta ação, eles receberam uma capacitação específica sobre os assuntos que estão sendo abordados nas ruas da capital, entre eles: prevenção de embriaguez no trânsito e excesso de velocidade. Uma novidade para eles foi conhecer o etilômetro, comumente conhecido como “bafômetro”, que vem sendo utilizado na operação, principalmente em ações nos bares e balneários da cidade.

“No Projeto Crescer, a oficina é direcionada ao trânsito e os jovens precisam receber capacitação para saber como abordar e o que falar aos condutores nas ruas. As campanhas só têm efeito positivo quando eles sabem o que dizer aos motoristas, pois a partir do momento que o condutor é orientado do que está acontecendo no trânsito em Boa Vista. É muito gratificante”, disse o chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Dpet), Ney Brito.

Há um ano, Walison Magalhães participa da oficina. Ele ficou atento às orientações e disse ficar orgulhoso do trabalho que é feito nas vias. “Eu aprendi muito com a capacitação. E o mais importante, é que vamos passar o que aprendemos para outras pessoas, inclusive os jovens. Isso nos deixa feliz”, comentou Walison Magalhães.

Operação “Educação no trânsito” – A campanha da Prefeitura de Boa Vista, iniciou no dia 30 de julho, por meio da Dpet, com objetivo de reforçar a conscientização dos condutores na capital por um trânsito mais seguro.

A ação tem como foco a prevenção de embriaguez no trânsito e excesso de velocidade. Durante as ações os agentes entregam panfletos educativos, além de testes de bafômetros educativos, que não terão fins de autuações. A operação já percorreu bares, praças, escolas e semáforos de Boa Vista.