Cotidiano

Jovens também precisam adotar medidas de prevenção 

Especialistas alertam para o risco de contaminação entre os jovens 

O avanço da epidemia causada pelo Novo Coronavírus (COVID 19) deve ser uma preocupação de todos. Engana-se quem pensa que a doença acomete apenas a terceira idade. 

Dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (SIVEP-Gripe) do MS (Ministério da Saúde) mostram registros de COVID 19, em praticamente todas as faixas etárias de 0 a 90 anos, no entanto os registros do MS apontam óbitos a partir dos 30 anos de idade.

De acordo com o médico infectologista, Alexandre Salomão existe uma preocupação nacional para a ocorrência de registros em todas as faixas etárias.

“Sabemos que a doença COVID 19 que é transmitida pelo Novo Coronavírus pode evoluir com maior gravidade e letalidade na população acima de 60 anos,a população idosa, ou em pessoas que tem algum tipo de doença crônica como hipertensão, diabetes e doença renal crônica, entre outros, mas não são apenas os idosos que precisam estar em alerta”, esclareceu.

Ele explica que no Brasil a população brasileira acima de 60 anos representa aproximadamente 14%, ou seja, o Brasil é um país de jovens e estas pessoas apesar de terem um sistema imunológico mais eficiente, também correm risco de agravamento e morte pelo COVID 19.

“Verificamos que aproximadamente 25% de quem desenvolveu uma forma grave da doença tem 30 a 49 anos e esses índices servem de alerta para a população mais jovem, pois essas pessoas devem entender que não estão imunes às complicações e óbito pelo Novo Coronavírus.

O médico reforça que outro fator importante que deve ser levado em conta é o risco que uma pessoa jovem possui de desenvolver apenas uma forma leve da doença, no entanto ser um transmissor para diversos grupos de pessoas, inclusive aquelas com maior vulnerabilidade.

“Desta forma mesmo não estando no grupo de risco os jovens precisam estar atentos sobre as atitudes deles e refletir sobre a importância da vida das outras pessoas, e assim ter consciência de que a doença , pode complicar e causar óbitos em toda a faixa etária, e que esse controle depende todos nós, inclusive os mais jovens”, ressaltou.

REGISTROS 

De acordo com o boletim epidemiológico, de 28 de março, divulgado pela Secretaria de Saúde, o Estado de Roraima possui 16 casos confirmados de COVID 19, destes dois pacientes receberam diagnóstico de cura, na última sexta-feira, 27, após alta médica.

Os dados mostram que quatro novos casos foram registrados, referem-se a um casal com faixa etária de 30 anos, que estava em viagem pelo exterior, um homem de 35 anos que teve contato com um caso positivo, e uma criança de um ano de idade que teve contato com caso positivo. Todos os pacientes residem na capital, apresentam quadro de saúde leve e estão em isolamento domiciliar.