Cotidiano

Judiciário cria alternativas para atender à sociedade

Por meio de gabinetes virtuais e grupos em aplicativos de mensagens, audiências estão sendo realizadas nas varas judiciais

Como alternativas seguras de atendimento, diante do período da pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19), o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) está utilizando todas as ferramentas tecnológicas disponíveis na instituição.

Alternativas simples como a utilização de telefone celular para a realização de intimações, criação de grupos de mensagens para realizar audiências por meio de aplicativo de Smartphone e, principalmente, o sistema de videoconferência, apoiado na ferramenta Scriba (Sistema de Audiência Inteligente), que documenta tudo que foi tratado na audiência, estão garantindo o andamento dos trabalhos do Tribunal de Justiça.

A Vara de Entorpecentes, no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, é um dos exemplos de que o trabalho não parou no tribunal. Uma média de quatro audiências por dia estão sendo realizadas com o auxílio das ferramentas virtuais.

No Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, o trabalho também está em transformação. Aqueles que buscam os serviços do 2o Juizado Especial Cível, por exemplo, podem contar com um gabinete virtual. Todos os atendimentos estão sendo feitos de forma remota e online de 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

ITINERANTE – Na Vara da Justiça Itinerante do TJRR, uma das unidades judiciárias que atua preferencialmente de forma presencial, levando atendimento a bairros afastados e comunidades do Interior do estado, a alternativa para não suspender toda a atuação foi se dedicar à realização das audiências de conciliação, relacionadas a ações que já tinham dado entrada.

As audiências para conciliações também estão ocorrendo via aplicativos de mensagens. Conforme o diretor de Gestão, Alexandre Trindade, a ferramenta já era utilizada dentro do tribunal, mas ainda era novidade na Justiça Itinerante.

INFÂNCIA – Outra novidade vem das Varas da Infância e Juventude. Desde segunda feira, dia 23, a Divisão de Proteção está utilizando o ‘E-divisão’, atendimento por aplicativo de mensagens, para que as autorizações de viagem de crianças e adolescentes não fiquem suspensas.

CONTATOS – Outras informações sobre as audiências e contato direto com a Vara de Entorpecentes é possível pelo telefone celular: 095 – 98406 -9316.

Para agendamentos de conciliação na Justiça Itinerante: 98404-3086.

Para solicitar autorização de viagem de crianças e adolescentes, o contato dever ser feito por meio do número (95) 98104-0368.

Na 1a Vara Cível, os atendimentos podem ser viabilizados pela Diretoria de Secretaria da Vara pelo telefone 095 – 98111-1041 e pelo oficial de gabinete ligando para 095 – 99141-6304.

O contato do gabinete virtual do 2o Juizado Especial Cível é possível pelo telefone do gabinete virtual: 095 – 99905-5340.

PLANTÕES – Além de todos esses canais e alternativas disponíveis para a sociedade, existem ainda os plantões do Tribunal de Justiça de Roraima. Eles funcionam diariamente no período das 18h até as 8 horas do dia seguinte, exceto os dias feriados, ponto facultativo e aos finais de semana em que o atendimento passa a ser de 24 horas.

Confira os contatos:

Plantão Judicial (1ª Instância): 98404-3085

Plantão Judicial (2ª Instância): 98404-3123

Plantão da Justiça de Trânsito: 98404-3086

Plantão da Justiça Móvel (ônibus): 98404-3099

Plantão da Vara Itinerante: 98404-3091