Cotidiano

Justiça determina que idoso com Alzheimer cumpra pena na PAMC

Segundo a família, José de Ribamar tem frequentes crises respiratórias e não consegue desenvolver atividades básicas como até mesmo ir ao banheiro sozinho

O idoso José de Ribamar Carneiro Sales, de 76 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira, 14, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela juíza Joana Sarmento da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Roraima, e encaminhado a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC).

De acordo com laudos médicos apresentados por familiares do idoso à reportagem da FolhaBV (Veja foto abaixo), José de Ribamar foi diagnosticado com Alzheimer, diabetes, e com doenças pulmonares e necessita de acompanhamento médico, e desde o ano de 2016 estaria cumprindo a pena em regime de prisão domiciliar.

Na decisão, proferida no dia 2 de dezembro de 2020, a juíza cita o fato da filha do idoso ter se exaltado com a equipe médica da junta pericial do TJRR.

De acordo com a decisão, a juíza usa como base para o indeferimento da prisão domiciliar, o fato da filha do idoso tê-lo retirado do Hospital Geral de Roraima.

“… o mesmo vem se utilizando de vários subterfúgios para não cumprir sua pena. Não faz o tratamento prescrito para ficar de domiciliar a prova é o péssimo controle de sua pressão arterial, mesmo estando de prisão domiciliar. Percebe-se que, inclusive, segundo verbalizado pela filha do preso ela teria tirado o preso do HGR. De fato o HGR não é nenhum paraíso na terra. Mas é o que se tem. E, para quem está doente se dá graças a Deus de ter conseguido uma vaga no Hospital”, diz trecho da decisão.

No entanto, segundo documento apresentado pela filha do idoso, o pai teria recebido alta médica do HGR (Veja foto abaixo). Ainda segundo a família, José de Ribamar tem frequentes crises respiratórias e não consegue desenvolver atividades básicas como até mesmo ir ao banheiro sozinho.

“Ele vai morrer naquele lugar, nós fazemos tudo para ele, nem se vestir ele consegue. Tem crises de perda de memória diariamente. O que estão fazendo com meu pai é uma grande injustiça, ele é um idoso e tem os pré-requisitos para a prisão domicilia. Não conseguimos entender os motivos disso”, disse Marlucia dos Santos Sales, filha do idoso.

A família registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia do Idoso e procurou o Conselho Regional de Medicina em busca de ajuda para evitar que o idoso fosse encaminhado ao Sistema Prisional nestas condições.

Confira imagens dos documentos: