Cotidiano

Lacen não está realizando exames de Covid-19 por falta de kits

A Sesau informou que o Estado tem os kits necessários para realização do exame, porém não dispõe, neste momento, do kit de extração que integra o exame

As amostras para realização do exame RT-PCR de detecção do Coronavírus (Covid-19) coletadas em Roraima passaram a ser novamente enviadas a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen-RR), o Estado tem os kits necessários para realização do exame porém, não dispõe, neste momento, do kit de extração que integra o exame. Segundo a Sesau, este item é fornecido pelo Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a Secretaria, por este motivo, o Lacen está sem condição técnica de realizar o procedimento. Sendo assim, tem sido necessário fazer o encaminhamento de exames de Covid para análise na Fiocruz, laboratório de referência que atendia anteriormente a Sesau. 

A gestão esclarece na nota que mantém contato direto com o MS para saber sobre a regularização do repasse aos Estados, uma vez que o Ministério tem intensificado as estratégias de aquisição de insumos, devido à dificuldade de oferta no mercado farmacêutico.

A Sesau informou que está providenciando a aquisição dos kits, para manter a continuidade do serviço, até que o fornecimento seja restabelecido pelo governo federal. 

Sobre a aquisição, a Sesau informou que está utilizando processos oriundos de pregões eletrônicos para aquisição de insumos necessários ao combate à Covid-19.

A nota ressalta que todos os equipamentos recebidos do Ministério da Saúde, de doações e adquiridos com recursos próprios, isto inclui kits de testes tipo PCR e de testes rápidos, estão sendo repassados para os hospitais estaduais e para os municípios, que realizam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) os testes para detecção do Sars-Cov-2.