Cotidiano

Lançada Pedra Fundamental para início da construção do Hospital de Amor

O governador Antonio Denarium citou as vantagens de ter um hospital referência no Estado, na redução de casos de câncer

O Hospital do Amor, referência em tratamento de câncer no Brasil, com sede em Barretos-SP, será construído em Boa Vista. O anúncio foi feito ontem por autoridades em solenidade de lançamento da Pedra Fundamental, na Via das Flores, no bairro Pricumã, onde o hospital será construído.

A solenidade contou com a presença do governador Antonio Denarium, do presidente do Hospital de Câncer de Barretos, Henrique Prata, dos articuladores da emenda parlamentar para a construção do prédio, deputado federal Hiran Gonçalves, e a ex-senadora Ângela Portela, além de secretários de estado e empresários. 

Em seu pronunciamento, Henrique Prata, que é o presidente da Fundação Pio XII, que cuida do Hospital de Barretos e dos Hospitais de Amor em todo Brasil, citou que o hospital que será construído em Roraima será dotado de equipamentos com tecnologia de ponta para atender a população. Segundo o presidente do Instituto, até o ano de 2050, um em cada duas pessoas vai se tratar de câncer. Ele destacou os trabalhos que serão feitos pela carreta que acompanha o projeto do hospital. 

“Esse projeto é audacioso e, junto com o Hospital do Amor, haverá a carreta que vai percorrer a periferia de Boa Vista e os municípios do interior do Estado e daqui seis anos teremos mudado a história do câncer em Roraima”, disse. 

Ele ressaltou a visão que os parlamentares tiveram em alocar os recursos para a construção e estruturação do hospital. “Fico feliz em ter conseguido essa verba de emenda parlamentar do deputado Hiran e da ex-senadora Ângela Portela, ter ganho esse terreno do Governo do Estado, num local privilegiado, e podermos construir este centro que vai ser uma benção para a população. Aqui todos serão tratados iguais”, afirmou.

Outro ponto destacado por Prata foi em relação à mudança de cultura da população em relação ao tratamento.  

“Temos que mudar a cultura das pessoas que dizem que se procurar acha a doença. Não! Quem procura cura a doença, com diagnóstico mais cedo, tratamento mais cedo e com maiores chances de cura”, afirmou.

O governador Antonio Denarium citou as vantagens de ter um hospital referência no Estado, na redução de casos de câncer. 

“Milhares de pessoas serão atendidas aqui e com passar do tempo, com atendimento preventivo, vamos reduzir os casos de câncer no Estado”, afirmou.

Aproveitou e falou que o Governo do Estado está fazendo um trabalho intenso para resolver todos os gargalos e problemas da saúde em Roraima.

“Vamos acabar com as filas de cirurgias oncológicas, retomar o atendimento total do Hospital das Clínicas, reiniciar a obra do Bloco D do HGR e reformar os quatro blocos, reformar e ampliar a maternidade, além de reformas dos hospitais do Estado nos municípios do interior do Estado”, disse. “Além de lançar, em breve, edital de concurso público da saúde, ampliando a base de profissionais da saúde”, afirmou.

Em relação ao terreno que foi doado pelo Governo do Estado para a construção do Hospital do Amor, Denarium afirmou que pertence ao Estado e que a Justiça reconheceu.

“O terreno é de propriedade do Governo do Estado, foi emitido um título pela Prefeitura, em cima de um documento nosso, e este título já havia sido cancelado administrativamente pela Prefeitura, só que não havia sido feito o cancelamento no Cartório de Registro de Imóveis e fomos para Justiça, e foi tudo esclarecido, e o lançamento (da pedra fundamental) mantido pelo Governo”, disse. (R.R)

Hiran e Ângela Portela falam das emendas destinadas para o Hospital 


Hiran Gonçalves e Ângela Portela destinaram emendas ao hospital do Amor (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

As emendas destinadas para a construção do Hospital do Amor em Roraima são no valor de R$ 30,8 milhões, e se tratam de indicações de 2018, sendo 50% do deputado federal Hiran Gonçalves e 50% da então senadora Ângela Portela.

“Não precisamos de muitos argumentos para convencer a bancada federal de Roraima para alocar estes recursos para este projeto que vai beneficiar muito as pessoas de Roraima com prevenção e tratamento de câncer”, disse Hiran.

Quanto ao início das obras, Hiran informou que todo o trâmite será feito pela Fundação Pio XII. 

“Agora é com o presidente Henrique Prata, que afirmou que tão logo as licenças de construção estejam liberadas e publicadas, em dez meses o hospital estará pronto para ser inaugurado”, disse. 

O deputado federal Hiran Gonçalves destacou que acredita que tão logo sejam liberadas todas as licenças para a construção da obra, em torno de dez meses ela será entregue à população.

Hoje é um dia especial que coroa minha vida profissional, como médico, e a minha vida política também. Isso aqui é da sociedade; é de todos nós. Nós vamos fazer dela uma instituição muito maior do que o que será construído aqui”, concluiu.

A ex-senadora Ângela Portela lembrou que com a construção do hospital em Boa Vista as pessoas poderão fazer o tratamento no Estado sem ter que se deslocar para outros centros.  

“Fico feliz com essa indicação que fizemos, pois com a construção do hospital em Boa Vista estamos evitando que as pessoas tenham que viajar para outros estados e fiquem internadas por muito tempo, longe de suas famílias, o que aumenta ainda mais o sofrimento do paciente e da família”, disse. “Aqui os pacientes terão o acompanhamento médico e o amor da família e amigos, o que o fortalece mais no tratamento”, disse.   

Ângela Portela disse que, mesmo não sendo mais parlamentar por Roraima, continua acompanhando de perto a execução das emendas que apresentou ao Orçamento da União e considera esse recurso que destinou, junto com o deputado Hiran Gonçalves, um dos que mais lhe dá alegria, porque vai melhorar a vida das pessoas, melhorar a saúde de mulheres e homens do Estado de Roraima.

“Eu sempre fui defensora e lutei esses anos todos pela saúde das mulheres, pela prevenção, e nós sabemos que tem muitas mulheres pobres do nosso Estado, nas vicinais dos municípios, na periferia da Capital, que não têm acesso a exames simples como o Papanicolau, uma ultrassonografia de mama, e esse centro de diagnóstico precoce que vai ser construído aqui, vai oferecer tudo isso para essas mulheres”, destacou.