Cotidiano

Lançada pedra fundamental da primeira usina de gás natural em RR

A empresa irá investir R$ 700 milhões na implantação da usina que já opera na produção de gás natural nos estados do Ceará e Maranhão

RODRIGO SANTANA

Editoria de cidade

Uma das nove empresas vencedoras do leilão de energias renováveis, realizado em maio deste ano pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), deu o primeiro passo para a implantação da Usina Termelétrica de Gás Natural de Jaguatirica II, em Roraima. Na manhã desta quinta-feira, 05, foi feito o lançamento da pedra fundamental onde será construída a estrutura da unidade, localizada na zona rural de Boa Vista.

Durante a solenidade, o diretor da operadora privada de gás natural, Pedro Zinner, disse que esse é um avanço para o estado, que a partir de agora, terá a

possibilidade de contar com outras fontes de energia elétrica, menos poluentes e com um preço mais baixo.

“Hoje, as usinas térmicas a óleo diesel, que operam no estado, causam danos ao meio ambiente, mas com a implantação da nossa unidade, teremos a capacidade de reduzir a emissão de CO2 [Dióxido de Carbono] em torno de 32%. Haverá também uma redução considerável no custo com a energia, aproximando a 32%”, garantiu.

A energia fornecida pela empresa será proveniente da produção de gás natural, uma mistura de derivados de combustíveis fósseis. O gás será produzido a partir do campo do Azulão, localizado na Bacia do Amazonas. Zinner informou que serão produzidos 124 MWh (Megawatt por hora), para atender à demanda de Boa Vista.

“A companhia está motivada para a implantação do parque de produção de energia elétrica. Temos recebido um apoio do Governo de Roraima para facilitar a implantação da empresa dentro do prazo estipulado, de dois anos, para entrar em operação”, disse.

A empresa irá investir R$ 700 milhões na implantação da usina, que, inclusive, já opera na produção de gás natural nos estados do Ceará e Maranhão. 

“Após ser implantada, de fato, aqui no estado, queremos, até 2021, atender aproximadamente 77% da demanda de Boa Vista. Esse percentual de fornecimento energético

contribuirá para evitar os apagões na capital, pois será entregue de maneira continua, elevando o grau de segurança da distribuição da energia elétrica para a

população”, finalizou.

FEMAH concede licenciamento para o início da construção da usina

O licenciamento para a construção da usina foi liberado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH) no início dessa semana durante a inauguração da pedra fundamental.

Segundo o Diretor de licenciamento e gestão ambiental, Rogério Martins, a Eneva, responsável pela Usina Termelétrica de Gás Natural de Jaguatirica II, é única empresa que está licenciada para executar as obras de construção da estrutura da unidade.

“A empresa já tinha o projeto todo pronto e na semana seguinte ao leilão, protocolou os estudos na fundação. Outros projetos, que também foram entregues, permanecem em análise pela equipe técnica responsável”, explicou.

Martins lembrou que, além da Femarh, fazem parte da comissão técnica responsável pela análise dos projetos a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) “O parecer técnico, com algumas condicionantes, será entregue pela empresa ao longo da fase de construção da usina. De acordo com a evolução da unidade geradora de energia, será cumprido pela empresa o que determina o relatório feito pelos analistas”, finalizou.

O tamanho da usina será proporcional à capacidade de fornecimento de energia elétrica. Além da capacidade de geração, a estrutura também vai precisar de uma área de armazenamento, de estancagem, de manobra de veículos e áreas dos geradores.