Cotidiano

Leilão vai priorizar energia renovável na região Norte

A nova modalidade garante geração de energia limpa e ecologicamente sustentável

O Fórum de Energia Renovável de Roraima acaba de divulgar um leilão para fornecimento de energia nos sistemas isolados, previsto para acontecer em março de 2021.  A intenção é priorizar as energias renováveis para 23 localidades da região Norte.

Em Roraima, três municípios serão contemplados: Amajari, Uiramutã e Pacaraima. Municípios do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia também serão atendidos. “Todos serão divididos em lotes e a empresa que propuser soluções deverá atender todas as localidades que compõem um determinado lote”, explicou o coordenador do Fórum, Alexandre Henklain.

Henklain destacou a importância da implantação dessa nova modalidade do interior, no ponto de vista ambiental e econômico.

“A energia que abastece Roraima é proveniente de termoelétricas a diesel, combustível fóssil altamente poluente que agride o meio ambiente, além de extremamente caro. Há mais de um ano estamos debatendo e formulando soluções energéticas para o estado, visto que é o único que não está conectado ao sistema interligado nacional e tem grande potencial para a geração de energia elétrica de fontes renováveis, em especial solar e eólica”.

Ainda segundo o coordenador, os empreendedores poderão alterar as características técnicas da solução de suprimento, inclusive quanto ao combustível principal, desde que a mudança não comprometa os compromissos de entrega, de potência e de energia associada pactuados no contrato e não resulte em atraso no cronograma de implantação da solução.

“As empresas poderão propor as soluções que considerarem mais viáveis, porém as propostas de suprimento cujas fontes primárias sejam gás natural ou renováveis exclusivamente, incluindo ou não tecnologias de  armazenamento, terão um prazo para contratação de quinze anos. Enquanto que, para os demais casos, o prazo contratual será de cinco anos”, ponderou.