Cotidiano

Libras serão usadas em atendimento acessível pela DPE

Servidores da Defensoria Pública terão curso de Libras pela Escola do Legislativo

As pessoas surdas poderão receber um atendimento acessível na Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), pois a Escola do Legislativo vai disponibilizar um curso virtual de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os servidores. As aulas serão dadas pela plataforma de ensino a distância com direito a certificação.  

O curso será disponibilizado nesta semana. Os profissionais poderão acessar vídeos gravados pelo professor, apostilas e interagir por meio dos comentários. “Diante desse momento de isolamento, a Escola do Legislativo vai proporcionar esse curso a distância para que esses servidores de diversos setores da Defensoria Pública possam estar se capacitando através do curso de Libras, para um melhor atendimento da instituição.”, explicou a diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello. 

As aulas são para os servidores que atuam no atendimento em sedes da Defensoria na capital e no interior (Foto: Divulgação)

O assessor jurídico do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Vilmar Silva, explicou que a instituição presta assistência jurídica para pessoas fragilizadas, seja pela questão econômica ou social. Por isso, a unidade preocupa-se em prestar um acolhimento acessível para as pessoas com deficiência auditiva.  

“Essa nossa dificuldade que temos aqui por enquanto em se comunicar bem com os surdos é uma dificuldade que precisamos corrigir. Então, essa parceria vai proporcionar para nós a oportunidade de se preparar para também atender a esse público que é um dever nosso.” 

Essa não é a primeira vez que a Escola do Legislativo oferta cursos para a Defensoria Pública. No ano passado os servidores participaram das aulas presenciais de Espanhol e o Poder da Comunicação. Essa iniciativa é fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre as duas instituições.