Cotidiano

Liga de Combate ao Câncer e Folha firmam parceria para Outubro Rosa

Grupo Folha vai contribuir com seus veículos de comunicação para dar mais visibilidade às formas de prevenção ao câncer

Com o propósito de fortalecer a prevenção contra o câncer de mama, segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Estado, a Liga Roraimense de Combate ao Câncer inicia hoje a programação do Outubro Rosa. A solenidade de abertura ocorrerá com uma palestra, a partir das 16 horas, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Rua Juscelino Kubitscheck, número 543, bairro Canarinho, na zona Leste da Capital.

Para reforçar as ações no Estado, a entidade firmou parceria com o Grupo Folha de Comunicação para dar mais visibilidade às formas de prevenção à doença. Durante todo o mês de outubro, matérias especiais com o tema serão publicadas nas edições do jornal impresso e na FolhaWeb. De acordo com a diretora-geral do Grupo Folha, Paula Cruz, a ideia é chamar a atenção da população sobre o assunto.

“A Folha quer entrar com esse papel social de informar, de esclarecer a população, de alertar, de mostrar como a prevenção sempre é melhor. O que a gente quer é apoiar a Liga e mostrar isso para os nossos leitores”, afirmou a diretora-geral.

Além das palestras, o grupo realizará ações de saúde voltadas para a população feminina do Estado. Segundo a presidente da Liga, Magnólia Rocha, Estado e Município estarão envolvidos nas atividades, atendendo principalmente ao público com faixa-etária de 50 a 69 anos.

“Nessas atividades, as unidades básicas de saúde de Boa Vista e os centros de referência, que são gerenciados pelo Estado, estarão realizando ações para atender esse público. Nós estimamos com isso um público de 1.700 mulheres”, comentou.

Segundo ela, 110 instituições públicas e privadas confirmaram presença nas ações que a Liga desenvolverá este ano. Para ela, as parcerias são essenciais para a promoção de uma melhor qualidade de vida para a população roraimense.

“O câncer é uma doença que não faz distinção de gênero, de classe, credo ou idade. Ou seja, ela pode acometer qualquer pessoa. Então, é importante informar as pessoas de que essa doença tem tratamento e essa cura só é possível por meio da prevenção e do tratamento precoce. A Folha de Boa Vista é parceira da Liga desde a sua criação, há 23 anos. É uma empresa que sempre foi nossa parceira sendo, inclusive, homenageada por nós, cumprindo um papel importantíssimo nas ações da nossa entidade”, ressaltou.

 O encerramento da Campanha Outubro Rosa em Roraima ocorrerá no dia 29, na Praça Fábio Marques Paracat, na Avenida Ene Garcez, no complexo Ayrton Senna, com a realização de atividades culturais para a população.

CAMPANHA – Comemorado em todo o mundo, o Outubro Rosa remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, o câncer de mama. Inicialmente, o movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizaram ações de prevenção à doença, e graças à boa receptividade, a iniciativa acabou tornando-se fixa no calendário de ações daquele País.

Para aludir à data, vários países adotam ações diferenciadas, onde muitos monumentos passam a adotar a cor rosa, chamando a atenção da população sobre a importância da prevenção. A popularidade da campanha Rosa alcançou o mundo de forma instantânea, dando uma estética mais bonita, mobilizando entidades públicas, privadas e sociedade em geral em torno da causa. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. (M.L)