Cotidiano

Ligação do TeleSUS gera corrente no WhatsApp e confunde usuários

Ligação do Disque Saúde com os números 136, 0136 e 00136 tem como objetivo coletar dados sobre coronavírus para o Ministério da Saúde

Uma corrente que circula no whatsapp nos últimos dias alega que ligações do número 0136 são golpes para roubar a conta no mensageiro. Contudo, o telefone mencionado na mensagem é certificado como número do Ministério da Saúde, então chamadas identificadas assim não apresentam risco.

A chamada automatizada do Disque Saúde se trata, na verdade, de uma ação do Ministério para rastrear prováveis casos de Covid-19, e são feitas pelos números 136, 0136 ou 00136. Apesar da corrente em questão ser falsa, é preciso se atentar a fraudes com telefones parecidos com o do TeleSUS, conforme aconselha posts desta quarta-feira (15) das contas oficiais no Twitter e no Facebook do Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde

As chamadas do Ministério da Saúde são feitas pelos números 136, 0136 ou 00136. As ligações são automáticas e feitas por uma voz robótica, que começa a chamada perguntando se o cidadão tem disponibilidade para responder algumas questões.

As perguntas referem-se majoritariamente ao estado de saúde da pessoa, e podem ser respondidas com “sim” ou “não”. O questionário pode servir como atendimento remoto e mapeamento de áreas de risco de contágio.

O que é Telesus?

O TeleSUS é o nome do conjunto de medidas implementadas pelo Ministério da Saúde para auxiliar a população de modo não-presencial. O aplicativo Coronavírus SUS, que dá dicas de como identificar os sintomas da Covid-19, é exemplo de um dos serviços à distância.

Também é possível obter essas informações pelo chat do TeleSUS na Internet, disponível pelo endereço saude.gov.br/coronavirus.

As chamadas telefônicas automatizadas sobre o novo coronavírus foram anunciadas no início deste mês como parte do pacote de serviços do TeleSUS. A iniciativa usa o Disque Saúde para ligar para cidadãos a fim de rastrear infecções pelo novo coronavírus.

Fonte: Tech Tudo