Cotidiano

Ligações clandestinas de energia dão prejuízo de R$ 73,5 milhões

O furto de energia é crime, conforme os artigos 155 e 171 do Código Penal

Do último ano até este mês de julho, aproximadamente 8 mil ligações clandestinas populares, o famoso ‘gato’, foram detectadas pela Roraima Energia. De toda a energia que é distribuída para o Estado, algo em torno de 18%,  o que representa R$ 73,5 milhões de reais por ano, é perdido pela empresa. Essa informação é da gerente de serviços comerciais, medição e fiscalização da Roraima Energia, Mara Rúbia do Prado Silvano.

Ela explicou que, com o furto de energia por meio dos ‘gatos’, os clientes acabam sendo afetados, pois as ligações prejudicam a qualidade do fornecimento de energia elétrica e trazem prejuízos não só para empresas, com a queima de transformadores, substituição de redes danificadas, como também para os clientes regularizados. A gerente faz um alerta sobre os riscos das ligações clandestinas, que são feitas na rede elétrica e sem conhecimento da distribuidora, e comprometem a qualidade do fornecimento de energia. 

“É uma prática perigosa e o principal risco é o de morte de quem executa este tipo de ligação, pois no geral são realizadas por pessoas com conhecimento técnico limitado, com material inadequado, como fio de telefone, arame farpado, e sem nenhum equipamento de proteção. Entre os acidentes que podem ocorrer quando são realizadas essas intervenções na rede elétrica, tanto para os usuários como moradores, vizinhos e demais pessoas próximas à fiação irregular, estão o choque elétrico, curto circuito e incêndios”, ressaltou a gerente. 

Mara Rúbia explicou que a empresa tem feito a descoberta dos ‘gatos’ por meio de equipes de fiscalização que diariamente realizam inspeções, com o objetivo de verificar a qualidade do fornecimento de energia elétrica e de reduzir irregularidades no sistema, causadas por clientes regularizados, como fraude no equipamento de medição e desvios, bem como dos clientes não regularizados, com ações de retirada de ligações clandestinas. “Também é avaliada diariamente as variações de consumo das unidades consumidoras, sendo realizada inspeção nas unidades onde a variação está acima do normal. Outra fonte importante são as denúncias, que podem ser feitas pela população em geral”, informou.

PENALIDADES – É importante que a população tenha conhecimento que ações de ligações clandestinas ou desvios causam problemas ao sistema elétrico e risco de acidentes. O furto de energia é crime, conforme os artigos 155 e 171 do Código Penal, podendo haver responsabilização, com pena de um a quatro anos de reclusão, além de multa. “A população tem um papel relevante que é de denunciar, o que pode ser feito de forma anônima, por meio da Central de Atendimento ao Consumidor 0800-70-190-120”, disse Mara Rúbia. 

Usuários pagam pelo furto de energia elétrica

Empresa repassa prejuízos financeiros aos consumidores, por conta das ligações clandestinas (Foto: Nilzete Franco / Folha BV)

Ao contrário do que se imagina, o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Roraima Energia, sendo que os clientes são os maiores prejudicados. Como a tarifa abrange todas as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que fazem os famosos ‘gatos’ é parcialmente repassado a todos os usuários do sistema.

A gerente de serviços comerciais, medição e fiscalização da Roraima Energia, Mara Rúbia do Prado Silvano, afirmou que o prejuízo financeiro que a empresa tem, por conta das ligações clandestinas, é repassado aos consumidores, mas não informou de quanto é esse repasse. 

“Parte da energia perdida com este tipo de ligação é considerada pela Agência Nacional de Energia Elétrica na composição da tarifa de energia dos consumidores. Estamos investindo e intensificando nossas ações para reduzir as perdas em todo o Estado”, comentou Mara Rúbia. (E.R.)