Cotidiano

Limpeza em túmulos só pode ser feita até o fim do mês

Cemitérios começam a preparação e famílias devem procurar antecipadamente as administrações para a localização dos túmulos ou manutenções

Ainda estamos na metade do mês de outubro, mas os dois cemitérios de Boa Vista já iniciaram os preparativos para o dia de finados, em 2 de novembro. Considerada uma das datas mais emblemáticas no calendário cristão, diversas famílias deverão visitar o local de descanso dos entes queridos no chamado ‘dia dos mortos’.

Para atender a demanda de visitantes, ambos os cemitérios terão horário diferenciado no dia. As portas deverão abrir às 6h da manhã, com encerramento entre as 21h e 22h, dependendo do fluxo de pessoas. 

No Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro São Vicente, a limpeza, poda das árvores e manutenção do sistema de iluminação, tanto na parte interna como externa, já começaram ser feitas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA).

Segundo a administradora do local, Iglésia Abreu, no início de outubro a demanda de visitantes para pintura de túmulos, revestimento, construção e outros serviços começa a aumentar. A ronda ostensiva feita pela Guarda Municipal de Boa Vista (GCM-BV) também foi aumentada. A expectativa é atrair em torno de quatro mil visitantes.

“Pela prefeitura é feita a limpeza das vias e dos próprios túmulos, embora a manutenção seja de responsabilidade da família. Temos funcionários credenciados que prestam serviço de pintura, construção. São pessoas que trabalham aqui há mais de cinco anos. Fizemos o credenciamento, que não existia anteriormente, pra ter esse controle. Cada um possui crachá de prestador de serviço até o dia 1º”, explicou Iglésia.

Um deles é o pedreiro Raimundo Abreu, de 59 anos, que disse trabalhar no local, somente neste período, há cerca de cinco anos. “Gosto de trabalhar aqui porque a gente arranja amizades e cria um costume de vir pra cá quando chega essa época do ano. Como tá ruim de serviço, aqui vira uma prioridade pra conseguir dinheiro”, compartilhou. 

Conforme Iglésia, estes trabalhadores seguem regras estabelecidas pela administração para não danificarem os túmulos vizinhos durante o serviço. Os visitantes que desejarem contratar a mão de obra podem encontrá-los na entrada do cemitério. “Para fazer qualquer tipo de serviço, o munícipe precisa ir à administração, o pagamento é negociado diretamente com eles sem nenhuma taxa”, ressaltou.

Já organizando os preparativos estava a motorista Vanuza dos Santos, 46, que no dia dos finados deverá ir aos túmulos reverenciar seus mortos. Ela conta que sempre compram ornamentos e pagam pessoas para realizar a limpeza das lápides da família, desde o falecimento do pai em 2009.

“A gente sempre vem. É um costume quando está perto do dia dos finados virmos olhar como está. Agora, com a morte do meu padrasto, se tornou mais frequente por causa da minha mãe, que sempre quer estar por aqui”, comentou.

Populares que tiverem o desejo em organizar o túmulo de seus familiares e não recordam onde a sepultura está localizada devem procurar a administração do cemitério até o dia 1º de novembro. “Como o movimento é grande e precisamos ficar organizando, as famílias devem nos procurar antecipadamente. No dia 2 não vai ser feito este serviço”, aconselhou Iglésia.

Cemitério estima público de 25 mil pessoas


No cemitério privado, a manutenção, limpeza e pintura podem ser feitas até o dia 1º  (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

No cemitério privado, Parque Campo da Saudade, situado no bairro Centenário, as reformas continuam e o público estimado para este ano é de 25 mil pessoas, de acordo com o administrador do local, Anselmo Martinez.

Ele também orienta que as famílias se atentem ao prazo para a realização de serviços nos túmulos. “Até o dia 25 vai ser permitida a confecção de benfeitorias. De 25 até o dia 1º poderão fazer manutenção, limpeza e pintura. No dia 2, a gente aconselha as pessoas a não irem fazer pinturas, porque o cemitério não vai permitir a entrada do material”, alertou.

Conforme o administrador do local, Anselmo Martinez, deverão ocorrer três missas nos seguintes horários: às 7h, às 10h e por fim às 15h.

Ambulantes podem montar barracas a partir do dia 26

Todos os anos, comerciantes montam barracas para comercializar flores, arranjos e outros objetos de decoração na área externa dos cemitérios. A montagem das barracas será autorizada a partir do dia 26 de outubro e a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR) fará a fiscalização permanente até o dia 2 de novembro. Estes profissionais são cadastrados na EMHUR e tiveram a organização do espaço definida por meio de sorteio, além receberem o crachá que autoriza a comercialização. Entre os espaços, haverá uma área reservada para venda de alimentos prontos, exceto bebidas alcoólicas. Não será permitida a montagem de cozinha no local.