Cotidiano

Limpeza nos ônibus é reforçada em Boa Vista

Medidas visam evitar a disseminação do coronavírus

Ações de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) no transporte público estão sendo tomadas. Apesar de Roraima não possuir nenhum caso confirmado é preciso adotar medidas para conter a disseminação da doença.

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), ônibus que circulam na cidade registraram uma redução de quase 70% no número de passageiros.

Após o anúncio das medidas do município contra o coronavírus, a exemplo da suspensão das aulas. Mesmo assim muitas pessoas ainda precisam do transporte coletivo para ir ao trabalho, então, o que fazer para se proteger?

As empresas de transporte coletivo estão fornecendo máscaras e álcool em gel para uso pessoal dos motoristas e os veículos estão passando por limpeza geral, tanto no ponto final quanto no retorno à garagem. Já, a higienização que é feita com álcool em gel nos bancos e corrimão é realizada a cada duas viagens, na medida do possível.

“Uma das recomendações é que os táxis-lotação e táxis comuns circulem com janelas abertas e que os motoristas façam higienização nos veículos com álcool em gel durante o dia. Em relação aos ônibus, quando possível, também circularão de janelas abertas. E a cada duas viagens está sendo providenciada a limpeza reforçada nesses veículos”, explicou a presidente da Emhur, Angélica Leite.

Para os passageiros a recomendação é que evitem o contato das mãos com a boca e os olhos e, ao desembarcarem, lavem bem as mãos. Caso não seja possível lavar com água e sabão, podem usar o álcool em gel. Também limpar com álcool em gel objetos usados no trajeto, como o celular, por exemplo.