Cotidiano

Live comemora o aniversário de 30 anos da Fecomércio em Roraima

No dia 10 de abril de 1991 nasceu a FECOR – Federação do Comércio de Roraima

A Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Roraima completa 30 anos contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do estado. Por conta da pandemia, a comemoração será virtual com um pouco da história das três décadas de atuação da Federação e sorteio de brindes especiais. A live Fecomércio – 30 anos ocorre neste sábado, dia 10 de abril, a partir das 17h30, com transmissão ao vivo nas redes sociais da Fecomércio, Sesc e Senac. Na programação um bate papo com o presidente do Sistema Fecomércio/RR, Ademir dos Santos, a diretora regional do Sesc/Senac, Lisiane Carnetti, a superintendente do IFPD, Socorro Galvão e o economista da Fecomércio/RR, Fábio Martinez.

Fundada no dia 10 de abril de 1991, a Fecomércio/RR é uma entidade sindical patronal que reúne 13 sindicatos dos setores do comércio de bens, serviços e turismo. “Os segmentos que hoje são representados pela Fecomércio correspondem a 32 mil empresas, que geram juntas aproximadamente 78 mil empregos formais, o que representa 37% do total de pessoas ocupadas, com carteira assinada em Roraima. Somos um Sistema que sempre trabalhou e trabalha pelo desenvolvimento social e econômico do nosso estado”, destaca o presidente da Fecomércio/RR, Ademir dos Santos.

Na Casa do Comércio Waldir Peccini, sede da Federação, os empresários e sindicatos têm consultoria jurídica, sindical e de comunicação. A Fecomércio defende as categorias nas convenções coletivas de trabalho e em representação parlamentar, ajudando e auxiliando também o trabalhador do comércio. Para a superintendente da Fecomério/RR, Yolanda Herbster, “a Federação do Comércio cresceu e acompanhou as necessidades e os desafios dos empresários e sindicatos. Sempre esteve presente para defender os interesses e melhorar a qualidade de vida do trabalhador do comércio.  Não podemos deixar de relatar o olhar social da Fecomércio, por meio dos seus braços sociais (Sesc/RR, Senac/RR e IFPD), que ajudam na educação, capacitação profissional e desenvolvem ações sociais que beneficiam os trabalhadores do comércio de todo o Estado”. 
 

Um pouco da história

No dia 10 de abril de 1991 nasceu a FECOR – Federação do Comércio de Roraima. A posse da primeira diretoria foi no salão nobre do hotel Aipana, no centro de Boa Vista.

Em novembro de 1992, a FECOR se torna integrante do SICOMÉRCIO, com a inclusão no Cadastro de Entidade Sindicais, da CNC – a Confederação Nacional do Comércio. Com a criação do Sistema Comércio, em 1998 foi instalado em Roraima o Departamento Regional do Sesc e em 1999, o Departamento Regional do Senac também passa a fazer parte do Sistema Fecor. Ainda no ano de 1999 foi instalação do IFPD (Instituto Fecor de Pesquisa e Desenvolvimento), para oferecer serviços de qualidade atendendo o trabalhador do comércio e as pessoas de baixa renda.

Em 2006, a FECOR se transforma em Fecomércio e passa a representar também a categoria do comércio de bens, serviços e turismo no estado de Roraima. O principal objetivo do Sistema Fecomércio/RR sempre foi atender os anseios e necessidades dos segmentos que representa. Estudar, propor e adotar medidas que orientam os empresários e sindicatos a buscar alternativas que possam melhorar os negócios e o bem-estar do trabalhador do comércio.

Em 2020, as famílias em Roraima estavam menos endividadas e a intenção de consumo alcançou o melhor resultado desde 2015. A confiança dos empresários estava em alta e o turismo com resultado positivo no faturamento aumentava a oferta de empregos. Mas, o que ninguém esperava era uma mudança radical no cenário. A pandemia do novo Coronavírus transformou a vida de muitas pessoas. A covid-19 fechou o comércio que não era considerado não essencial e muita empresas começaram a enfrentar sérios problemas.

A Fecomércio/RR, mesmo com o trabalho remoto, não parou de trabalhar para apoiar os empresários e o trabalhador do comércio no momento de crise. Pesquisas, informações e orientações eram necessárias para orientar os empresários na tomada de decisão. A Fecomércio participou ativamente das reuniões com as autoridades estadual e municipal na elaboração do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e elaborou um manual para orientar cada setor da economia.

Com os braços sociais, Sesc, Senac e IFPD, o Sistema Fecomércio/RR confeccionou máscaras, entregou marmitas para famílias em situação de vulnerabilidade social, promoveu várias lives de economia, cultura, lazer e esporte. O Mesa Brasil entregou mais de 582.000kg de alimentos para mais de 87 mil famílias atendidas pelo programa social. Na educação profissionalizante, 555 vagas em 14 turmas foram disponibilizadas e cursos totalmente gratuitos foram oferecidos para a população.