Cotidiano

Lojistas de Boa Vista estão otimistas com vendas no dia dos pais

A data comemorativa é a 4ª mais importante do calendário de vendas e movimenta a economia de Roraima

Tatiane Ramos

Colaboradora Folha

Considerada a quarta data mais importante do comércio no Brasil, as vendas para o dia dos pais ficam atrás apenas do natal, dia das mães e dia dos namorados, que obtêm as posições de primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Pensando nisso, os comerciantes de Boa Vista estão preparados para aquecer o consumo neste período e receber seus clientes com variedades, novidades e promoções.

Mirele Medeiros, vendedora de uma loja localizada no bairro Caçari, diz que seu estabelecimento tem boas perspectivas com as vendas comparadas ao ano passado. 

“Em 2018 nossos lucros cresceram cerca de 40% e neste ano queremos superar, e quem sabe chegar aos 100%, porque temos muitas novidades, a loja está recheada e podemos superar. Estamos apostando em produtos que chamem atenção das crianças para presentear seus pais e itens para aqueles pais aventureiros que curtem fazer trilhas. Atualmente muitas pessoas têm procurado por estes artigos. Queremos que os clientes venham conferir as novidades que se encaixam ao seu perfil”, conta.

De acordo com Fábio Martinez, economista da Fecomércio, os segmentos que mais crescem nesse período são o setor de vestuário, alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, principalmente celulares, e perfumaria. Ele diz que um fator também determinante para os consumidores nesta época são os preços, pois muitos empresários aproveitam para fazer promoções e estimular ainda mais o consumo, algo que se torna bem válido.

“Nós estamos tendo uma estabilidade, o governo está pagando em dia tanto os funcionários quanto os fornecedores atuais, o que acaba gerando uma segurança econômica. A economia de Roraima, 50% dela depende da administração pública. É claro que não só apenas no âmbito Estadual, mas sim Federal e Municipal. E quando eles estão pagando os seus fornecedores e seus funcionários, acaba gerando um otimismo na economia local, uma certa estabilidade, que é muito importante. O consumidor tende a comprar mais quando ele tem essa segurança, então quando o governo passa essa firmeza é bom para todos, tanto para o funcionário quanto para o comércio”, disse Fábio.

Fabiano de Cristo, diretor de relações institucionais da Câmara de Dirigentes Lojistas Boa Vista (CDL), diz que o dia dos pais é uma das datas significativas para o varejo. E como tal, há sempre uma expectativa do incremento das vendas no período que antecede essa data. 

“Não dispomos de dados locais quanto ao percentual de vendas do ano passado. A CDL Boa Vista não tem essas informações. Porém, estamos confiantes que haverá um bom movimento no comércio da cidade, pois sempre nessas datas tendem a melhorar as vendas. É fato que o país não atravessa um bom momento economicamente e em Roraima não é diferente. Entretanto, por se tratar de uma data especial como o dia dos pais, a expectativa é que as vendas melhorem nesse período”, conta.

Economista dá dicas de como presentear economizando


Economista Fábio Martinez sugere que primeiro a pessoa defina o quanto pode gastar (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)


Quanto aos gastos, Fábio Martinez, economista da Fecomércio, sugere que primeiro a pessoa defina o quanto pode gastar e dentro disso verificar as opções disponíveis que consegue comprar.

“Pesquise. Muitas vezes o mesmo produto tem diferença de preços e você consegue economizar bastante nessas comparações. Dê preferência às compras à vista, as empresas tendem a diferenciar um preço se adquirido à vista ou parcelado no cartão de crédito, por exemplo. Você, comprando à vista, além de ganhar o desconto evita se endividar, porque não fica com aquela parcela no cartão de crédito que terá de pagar nos meses subsequentes. Você definindo o preço que pode gastar, pesquisando e comprando à vista, tende a conseguir passar por essa data presenteando sem se endividar”, falou.

Além das opções de compras no Estado, a pessoa pode escolher adquirir o produto pela internet, no entanto, Fábio alerta que se optar por este meio que se faça a aquisição do produto com antecedência pelo fato de moramos no extremo norte do Brasil e muitas vezes as mercadorias demorarem a chegar. “A sugestão é que a pessoa se programe o quanto antes, não deixar para a última hora para que o produto chegue a tempo”

Shoppings têm expectativa de aumento de 30% nas vendas

Quanto ao shopping localizado no bairro Cauamé, a expectativa é atingir um crescimento superior a 30% em vendas totais, em comparação ao mesmo período do ano passado. Algumas lojas já estão com suas vitrines exibindo produtos masculinos, incluindo promoções especiais. O centro comercial preparou também uma programação alusiva à data comemorativa que é o Festival da Cerveja que acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto, das 19h às 22h, na praça de alimentação. A programação é gratuita e contempla shows musicais de Rock e MPB, além de uma apresentação de Beatles cover para o público infantil e haverá no centro da praça um lounge de diversões com mesa de bilhar, pebolim e fliperamas.

O shopping localizado no bairro Caçari informou que está fechando os detalhes para uma campanha voltada para os pais e lançará, inclusive, o Espaço Deles, com atividades e serviços ainda em processo de finalização. Quanto às vendas para 2019, o shopping está com boas expectativas, inclusive as lojas começaram a realizar promoções para abranger desde o pai tradicional ao mais moderno, aventureiro e esportista e a reforçar o estoque, “pois é cada vez mais crescente as vendas neste período despontando no cenário local e nacional, pois muitos filhos passaram a presentear os pais”.

Publicidade