Cotidiano

MAPA faz alerta para casos de sementes desconhecidas

Conforme um comunicado da Embaixada da China no Brasil, os endereços dos remetentes das sementes supostamente chinesas são falsos

Mesmo sem terem feito a solicitação, produtores rurais estão recebendo sementes de origem desconhecida, que são entregues via Correios. Recentemente, a Superintendência Federal de Agricultura em Roraima (SFA-RR), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), enviou um ofício às divisões de defesa agropecuária de todo o País, alertando sobre os riscos de essas sementes possuírem algum tipo de contaminação.

“Comunicamos ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e a Agência de Defesa Agropecuária, para quando receber essas sementes nos encaminhe para que possamos enviar ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, para fazer as devidas análises e tomarmos as medidas cabíveis. Isso está acontecendo não só aqui, mas em outros estados brasileiros também. O Mapa está acompanhando para verificar de onde está vindo essas sementes. Vamos fazer um trabalho de investigação com forças de segurança e outras pastas para que possamos coibir qualquer tipo de problema para agricultura nacional”, ressaltou Plácido Alves, superintendente do Mapa em Roraima.

Por medida de segurança, a Secretaria de Agricultura emitiu um comunicado aos produtores do Estado. De acordo com o técnico da Seapa, Joeldson Peixoto, caso estejam contaminadas, existe a possibilidade de as sementes prejudicarem o ecossistema do Estado.

“Chamamos a atenção dos produtores para o perigo que essas sementes podem provocar no nosso ecossistema, como o aparecimento de pragas, doenças e plantas daninhas, que podem causar graves prejuízos à nossa agricultura e meio ambiente”, alertou.

Peixoto informou que a Seapa segue com as buscas dos produtores que possam ter recebido o pacote com as sementes desconhecidas, para fazer o recolhimento e encaminhar o material à Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima).

“Estamos tomando todas as medidas necessárias de segurança. Inclusive, já fizemos uma reunião com a equipe da Seapa para adotar as melhores medidas. Já recebemos de um produtor um pacote com essas sementes que entregamos à Aderr, que deve encaminhar para o Mapa”, informou Peixoto.

O técnico da Seapa não mensurou a quantidade, mas disse que alguns produtores rurais no Estado já receberam os pacotes com as sementes, contendo na informação do remetente que a origem seria a China. “Caso o produtor rural receba um pacote desses em sua propriedade, entre em contato imediatamente com a CPR [Casa do Produtor Rural da Seapa] ou UDA [Unidade de Defesa Agropecuária da Aderr] mais próxima”, orientou o técnico.

Entenda o caso

O primeiro caso do recebimento de sementes vegetais desconhecidas foi registrado no Estado de Santa Catarina. Moradores relataram que, mesmo sem solicitar, teriam recebido as sementes em um pacote com inscrições na língua chinesa.

O Mapa informou que o material será analisado em laboratório para saber se as sementes podem representar riscos à saúde, contaminação, disseminação de pragas e doenças a partir do cultivo. Conforme um comunicado da Embaixada da China no Brasil, os endereços dos remetentes das sementes supostamente chinesas são falsos.