Cotidiano

MAPA proíbe saída de frutos por foco da mosca da carambola em RR

De acordo com a publicação, Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Normandia, Uiramutã, Pacaraima e Boa Vista estão em quarentena

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou área de quarentena em sete municípios de Roraima, para a Mosca da Carambola.

“Declara área sob quarentena para a praga quarentenária presente Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola), no estado de Roraima, nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Normandia, Uiramutã, Pacaraima e Boa Vista”, diz trecho do documento publicado no Diário da União (DOU) dessa quarta-feira, 17.

De acordo com o Governo do Estado por meio de nota, a prevenção, controle e erradicação dessa praga foram definidos como uma das atividades essenciais pelo governo, portanto, serão intensificadas.

“A Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima esclarece que adota todas as providências e protocolos para eliminar a presença da mosca da carambola em Boa Vista. Mesmo diante da situação de pandemia com o novo coronavírus, o governo nunca parou as ações do Programa Nacional de Erradicação”, diz trecho da nota.

O Governo informou ainda que estão livres da praga os municípios de Iracema, Caracaraí, São João da Baliza, São Luis e Caroebe. Cantá e Mucajaí ficam como zona tampão.

A Vila Martins Pereira, no município de Rorainópolis está declarada com área livre da mosca, podendo exportar sua produção de frutos para outros Estados.

MOSCA DA CARAMBOLA – A mosca da carambola é caracterizada como praga quarentenária presente no Brasil e sua dispersão pode causar grandes prejuízos econômicos. A praga causa danos não apenas na carambola, mas em outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras. É considerada praga quarentenária presente uma praga de importância econômica potencial para a área em perigo que não se encontre amplamente distribuída e está sob controle oficial.