Cotidiano

MP encontra caixas de equipamentos sem uso em depósito do Governo

ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade

 

Os equipamentos encontrados durante diligência da Promotoria de Saúde do Ministério Público Estadual (MPRR) seriam destinados a atender o Bloco E do Hospital Geral de Roraima (HGR), que atualmente se encontra em construção, segundo o Governo do Estado. Os itens, ainda encaixotados, foram descobertos em um depósito do Departamento de Serviços Gerais. A ação foi realizada na manhã desta quinta-feira, 20.

A finalidade da diligência foi verificar se havia algum material que poderia vir a ser aproveitado no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, a única maternidade do Estado, após constantes denúncias por parte de usuários e servidores. Ao invés disso, a promotora de Saúde, Jeanne Sampaio, acabou encontrando dezenas de equipamentos novos, ainda encaixotados, que poderiam estar sendo utilizados.

Com base em relatos colhidos no ato da ação, a promotora foi informada que os itens seriam, a princípio, objetos de doação que chegaram ao depósito no final de janeiro. Diante da descoberta, Jeanne determinou que o encaminhamento, bem como a instalação dos equipamentos, fosse realizado ainda ontem na Maternidade. “Isso não vai resolver o problema, mas é um paliativo (amenizador)”, destacou.

Para uma solução mais concreta em relação à saúde estadual, há um processo de aquisição de equipamentos em grande volume sendo finalizado. A intenção, segundo a promotora, é suprir as necessidades da Maternidade, do HGR e demais unidades que precisem. 

DESDOBRAMENTO – Como a providência inicial era tornar os equipamentos disponíveis para uso da população, o próximo passo, que se refere à apuração das responsabilidades, é elaborar um relatório com todas as informações coletadas durante a diligência. O documento, que começou a ser feito ainda na quinta-feira, 20, deve ser enviado à Polícia Civil, Procuradoria Geral de Justiça e, posteriormente, à Promotoria do Patrimônio Público, nos próximos dias, a fim de que seja apurado se houve, ou não, responsabilidade de quem deixou os itens guardados.

CASO RECORRENTE – A descoberta não é inédita. Em outras visitas e fiscalizações do MP, outros equipamentos guardados da mesma forma já foram encontrados. Nesses casos, os equipamentos só ficaram disponíveis, e em funcionamento, por meio de ação judicial. “É lamentável, mas é uma situação que assola o Estado. Para se ter uma ideia, ainda hoje temos uma ação referente à instalação de um seriógrafo que encontrei em um corredor do HGR”, comentou. 

Equipamentos seriam destinados à unidade em construção, diz Governo

Atendendo à determinação do MP, a Secretaria de Saúde (Sesau) esclareceu ter realizado a transferência dos equipamentos que estavam armazenados para a Maternidade. Entre eles: monitor multiparâmetro, detector fetal, foco cirúrgico, otoscópio, oxímetro e desfibrilador. A nota informou que os equipamentos não foram entregues antes por estarem destinados a atender o Bloco E, em construção no HGR. A pasta informou ainda ter adquirido, por meio de emendas parlamentares, um equipamento de Autoclave de Descontaminação de 350 Litros. 

A expectativa é que o equipamento seja entregue na primeira semana de março e imediatamente instalado na Maternidade. Na avaliação da Sesau, a medida vai resolver “de maneira definitiva o serviço de higienização dos materiais cirúrgicos”, informou a nota. 

Em relação à estrutura predial, a Sesau informou que, nesta quinta-feira, 20, foi iniciada a revitalização predial da Maternidade, incluindo reparos nas instalações hidráulica, elétrica e sanitárias. “No HGR, o mesmo trabalho já está sendo feito”, concluiu a nota.

AUTOCLAVES – Na diligência do MP, a promotora ainda encontrou duas autoclaves destinadas a municípios do interior que teriam sido compradas em 2018. Em relação aos itens, a Sesau esclareceu que a instalação ocorrerá após o carnaval no Hospital Estadual Vereador José Guedes Catão, no município de Mucajaí, e na Unidade Mista de Caracaraí Irmã Aquilina. A nota informou ainda que o material não foi instalado na Maternidade por não suportar a demanda da Unidade.