Cotidiano

MP investiga contrato entre Prefeitura de Boa Vista e Eduardo Kobra

Operação investiga contratos feitos com o artista Eduardo Kobra, exposta no Parque do Rio Branco

Na manhã desta sexta-feira, 22, foi deflagrada a operação Aquarela. Estão sendo cumpridos mandados de busca na Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), que fica localizada no Teatro Municipal, na casa do presidente da Fundação, Daniel Lima, e de um funcionário que era fiscal de contrato.

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público contou com apoio de Membros e Servidores do GAECO- Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, Policia Civil, e Segurança Institucional do MPRR para realizar a operação que investiga os contratos com o artista Eduardo Kobra, que expôs um pintura no Parque do Rio Branco.

Segundo informações obtidas pela reportagem, foram encontradas irregularidades nos contratos, que tinham o valor de R$400 mil.


Mandados de busca estão sendo cumpridos na sede da Fetec (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

PINTURA

A obra de arte foi inaugurada em dezembro de 2020, no Parque do Rio Branco, feita por um artista reconhecido internacionalmente, Eduardo Kobra. A pintura havia mostrado rachaduras e chegou a descascar após quatro meses da inauguração.

Na época, a Prefeitura de Boa Vista havia informado que a causa do desgaste da obra seria investigada e que poderia ser pela exposição ao sol e chuvas intensas.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista que informou que sempre trabalhou com transparência, e que preza pela aplicação dos recursos públicos de forma responsável. 

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Boa Vista informa que sempre trabalhou com transparência, e preza pela aplicação dos recursos públicos de forma responsável, nunca tendo sido alvo de investigações que resultassem em operações policiais.

Na manhã desta sexta-feira, 22, a prefeitura recebeu com surpresa a notícia de uma operação na FETEC. O fato causa estranheza e indignação pela espetacularização,  considerando o momento político que estamos vivendo ou seja, é preciso sim apurar os fatos, mas é preciso também ser questionada a verdadeira motivação da operação, com todo o aparato presente no local ligado ao Governo do Estado.

O respeito ao dinheiro público sempre foi um compromisso das gestões municipais de Boa Vista. 

Todos os documentos requisitados hoje pelo Ministério Público Estadual e Polícia Civil do governo do Estado já foram entregues anteriormente e estão publicados no portal da transparência, para qualquer cidadão verificar. 

Confiamos na justiça e estamos à disposição para quaisquer informações adicionais.


Buscas na casa de servidores 

Matéria atualizada às 12h15 com nota da Prefeitura de Boa Vista