Cotidiano

MP pede que governo e prefeitura suspenda vacinação de adolescentes 

Ministério Público quer que os gestores locais sigam a determinação do Ministério da Saúde; no entanto, a vacinação deste público continua liberada

Após o Ministério da Saúde ter dado orientação para que a vacinação de adolescentes fosse restrita apenas a quem têm deficiências permanentes, tenham comorbidades ou estejam privados de liberdade, o Ministério Público expediu ofício ao secretário municipal de Saúde de Boa Vista nesta quinta-feira, 16, para que a orientação seja seguida.

No entanto, o Governo do Estado e prefeituras se reuniram na tarde de ontem, 16, e decidiram que a vacinação dos adolescentes está mantida, tenham eles comorbidades ou não. 

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde do MPRR argumentou que internações e casos graves entre os adolescentes é menor, comparado com o público adulto, e afirma que a preocupação é a falta de vacinação. Roraima recebeu hoje 42.120 imunizantes da Pfizer/BioNTech.

“O índice de internações e agravamento da doença entre crianças e adolescentes, com relação ao público adulto, é bem baixo, não há impacto significativo no sistema de saúde, além de responderem bem ao tratamento quando doentes. Então consideramos que a prioridade é reforçar a imunização dos adultos nesse momento”, destacou o promotor Igor Naves.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde do Governo do Estado, Valdirene Oliveira, explicou que há doses suficientes, que não há registro de eventos adversos graves após a aplicação da vacina, e ressaltou ainda a confirmação de presença da variante Delta no Estado. 

A Prefeitura de Boa Vista também informou que vai manter a vacinação de jovens de 12 a 17 anos de idade sem comorbidades mesmo após recomendação do Ministério da Saúde para suspensão.

“A nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que aponta não existir, até o momento, evidências que subsidiem ou demandem alterações nas condições aprovadas para a vacina da Pfizer. E na Nota Conjunta em que Conass e Conasems reforçam a importância da vacinação de adolescentes contra a COVID-19”, informou a prefeitura de Boa Vista, em nota à imprensa.