Cotidiano

MPC pede reabertura das Unidades Básicas de Saúde até meia-noite

Representação pede a reabertura das unidades em consideração ao aumento significativo de infectados pelo covid em Boa Vista

A Unidade de Saúde Básica Olenka Macellaro, localizada no bairro Caimbé, foi alvo de visita do Ministério Público de Contas de Roraima (MPC-RR) nesta quarta-feira, 17. A visita motivou uma ação ajuizada pela 1ª Procuradoria de Contas do MPC contra a Prefeitura de Boa Vista (PMBV).

A representação com pedido liminar de tutela de urgência pede a reabertura das Unidades Básicas de Saúde até meia noite em consideração ao aumento significativo de infectados pelo Covid na capital Boa Vista.

Segundo o titular da 1ª Procuradoria do MPC, Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, foi percebido uma desorganização na unidade e falta de médicos suficientes para atender a população.

“Eram dois médicos para atender mais de 200 pacientes nesse horário. É preciso contratar profissionais e suprir a falta de medicação. Infelizmente hoje o atendimento nos postos não é de qualidade. Somos pagos pelo povo e devemos dar um serviço mais adequado para a população”, disse Sousa.

Na ação, a 1ª Procuradoria de Contas também considerou que o atendimento, limitado às oito Unidades de Saúde, não atende a necessidade da população. O MPC também considerou inapropriada a redução do atendimento de casos da covid, feita pela prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB). Paulo Sérgio alertou que é urgente que o município contrate mais servidores e reabra os postos para atendimento durante a pandemia.

“O poder público municipal tem a obrigação de garantir o direito ao atendimento de saúde e o direito de realizar os testes para descartar ou constatar se há presença de Covid, sem limitação de dia ou horário. Em suma, isso quer dizer que o estado e município devem fazer o que estiver ao seu alcance para salvar a vida das pessoas”, acrescentou.

FALTA DE MEDICAMENTOS – Sobre a denúncia de falta de medicação nos postos, Paulo Sérgio disse que realmente faltam alguns dos medicamentos necessários para o tratamento da doença.

“Um deles é a ivermectina, que foi comprovado cientificamente que é essencial, e não tem nos postos de saúde”, declarou.

Outro ponto citado pelo procurador foi em relação aos testes rápidos e a mistura de pacientes positivos com outros que ainda apresentavam sintomas leves e não haviam testado para a doença.

Depois da presença do Ministério Público de Contas, o procurador afirmou que houve mais agilidade no atendimento aos doentes e o fluxo foi mais bem organizado. A previsão é que as visitas nas unidades continuem.

Prefeitura de Boa Vista diz que quatro postos de saúde permanecem até meia-noite

A Prefeitura de Boa Vista informou que quatro postos de saúde, localizados nos bairros Caimbé, Caranã, Nova Cidade e Cidade Satélite, permanecem atendendo até meia noite e que outras oito unidades continuam com atendimento até 20h. São elas: Santa Tereza, Silvio Botelho, São Vicente, Mecejana, Equatorial, Asa Branca, 13 de Setembro, Lupércio Lima (Pintolândia). 

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Boa Vista destaca que é importante a contribuição de todas as autoridades neste momento de pandemia e que a visita do procurador à UBS é bem-vinda, mas que é necessário que se busque as informações corretas e verdadeiras. 

Esclarece que quatro postos de saúde em Boa Vista permanecem atendendo até meia noite. Eles estão localizados nos bairros Caimbé, Caranã, Nova Cidade e Cidade Satélite. O município também estendeu os atendimentos de outras oito UBS’s para até 20h, são elas: Santa Tereza, Silvio Botelho, São Vicente, Mecejana, Equatorial, Asa Branca, 13 de Setembro, Lupércio Lima (Pintolândia). 

Reforça que a preocupação do procurador é a mesma do município. O Executivo pede, ainda, ao procurador, que colabore com a gestão cobrando do Governo do Estado que repasse ao município os testes rápidos que a justiça determinou e o governo ainda não cumpriu, prejudicando o atendimento à população. 

Informa ainda que, para evitar prejuízos aos pacientes, visto o atraso nos repasses dos materiais enviados pelo Ministério da Saúde, a prefeitura adquiriu, de forma emergencial, testes rápidos que já estão sendo enviados às UBS’s para atender a demanda crescente por conta da pandemia. 

Só este ano, a prefeitura já convocou de concurso público 260 profissionais, fez seletivo para 111 técnicos de enfermagem atuarem no Hospital de Campanha e abriu mais 320 vagas em seletivo que está sendo finalizado nesta quarta-feira, 17, totalizando cerca de 700 novos profissionais para reforçar os atendimentos na atenção básica de Boa Vista. Em média, as 34 UBS’s de Boa Vista atendem 2.000 pessoas.