MPF pede que União envie tropas militares para terra indígena yanomami - Folha de Boa Vista
POR 24H
MPF pede que União envie tropas militares para terra indígena yanomami
Por Folha Web
Em 12/05/2021 às 12:06
A ação acontece após o registro de um tiroteio entre agentes da Polícia Federal e garimpeiros (Foto: Associação Hutukara)

Uma tropa policial e/ou militar deverá ser deslocada de forma imediata, com permanência ininterrupta de vinte e quatro horas por dia, na comunidade indígena Palimiú, na Terra Indígena Yanomami (TIY). O pedido foi ingressado pelo Ministério Público Federal (MPF) na Justiça, com pedido de liminar para que a União reforce a segurança na região. A ação acontece após o registro de um tiroteio entre agentes da Polícia Federal e garimpeiros.

Segundo o MPF, o objetivo é zelar pela segurança da população local e defender possíveis novos ataques por parte de garimpeiros. O pedido foi feito dentro da Ação Civil Pública (ACP) ajuizada no ano passado pelo MPF em Roraima, que pede a total desintrusão de garimpeiros na TIY. Esta ação já está em fase de execução na Justiça Federal e os autos estão sob sigilo.

As forças militares devem permanecer na comunidade até que seja implementado o plano emergencial determinado dentro da ACP e até que a União demonstre, no processo, a extrusão de todos os garimpos situados num raio de 100 km da comunidade.

O MPF-RR requer ainda que a efetiva implementação da força de segurança seja realizada no prazo máximo de 24 horas. “Deve ser determinado também que o Ibama e Funai atuem conjuntamente com as forças militares da União no combate a ilícitos ambientais, no contato e proteção às comunidades indígenas e na extrusão de garimpeiros ilegais, no âmbito de suas atribuições”, completou a instituição.

Por fim, o Ministério Público pediu a fixação de multa diária para o caso de descumprimento do prazo de execução da medida ou para o caso de interrupção da permanência da tropa.

Leia mais: 

CONFLITO ARMADO
Garimpeiros e agentes da Polícia Federal trocam tiros em terra indígena

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
8
3
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!