Cotidiano

MPRR alerta para falta de insumos e medicamentos para covid

A informação é que há ausência de itens essenciais no tratamento contra a doença, como o tubo orotraqueal e do medicamento enoxaparina

A falta no estoque de medicamentos e insumos para tratamento da covid-19 em Roraima motivou cobrança do Ministério Público Estadual (MPRR) à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). 

Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde requisitou informações em caráter de urgência sobre a regularização nos estoques de alguns equipamentos e remédio utilizados para o tratamento da doença.

O MPRR afirma que, considerando o teor dos informativos diários remetidos ao Ministério Público, todos constatam falta de insumos, como o tubo orotraqueal e do medicamento enoxaparina.  O tubo é o que faz a ligação do equipamento respiratório ao paciente, fundamental para a realização do entubamento de pacientes e posterior utilização de ventilação mecânica.

“O caso é que, em razão da gravidade e da urgência da resolução dessa situação, a fim de evitar a instalação do caos na prestação do serviço hospitalar, requeiro seja designada, com urgência, audiência de justificação para que o Estado de Roraima explique o atual cenário e quais as medidas concretas que está tomando para garantir a continuidade do serviço hospitalar de tratamento da Covid-19”, afirmou o Promotor de Justiça Madson Carvalho.

Sesau afirma que recebeu medicamento

Em nota, a Sesau informou que o Hospital Geral de Roraima (HGR) é atendido regularmente pela Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica e que nesta segunda-feira foi feito o repasse de 408 unidades do medicamento Enoxaparina.

Segundo a pasta, o repasse incluiu também a entrega de insumos e EPI´s, entre itens como, avental, máscara descartável, luva de procedimentos, bolsa coletora de urina, esparadrapo, gazes e fraldas e seringas, com previsão de novo repasse para esta sexta-feira, 22.

A Sesau negou a informação de falta do tubo orotraqueal em Roraima. “A Direção da Unidade ressalta que conta com o estoque de Tubo Orotraqueal, utilizado no tratamento de pacientes acometidos pelo Coronavírus (COVID-19).

 A gestão reforça ainda que nas últimas semanas houve um aumento da demanda de pacientes que procuram atendimento, uma vez que relatam enfrentar dificuldades para conseguir atendimento em algumas unidades básicas.  

“A gestão ressalta que de acordo com o Plano de Enfrentamento ao Coronavírus, medidas estão sendo adotadas no sentido de conter a disseminação do COVID-19 no Estado. E reitera que com o objetivo de realizar uma boa gestão, tem colaborado com todos os órgãos de controle, no sentido de prestar as informações sempre que são solicitadas”, completou.