Cotidiano

MPRR e Exército convocam reunião conjunta para tratar de segurança

Também vão participar da reunião representantes da segurança pública, o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato dos Santos e a presidente da Câmara Municipal, a vereadora Dila da Silva dos Santos

O Ministério Público do Estado de Roraima e o Comando do Exército irão se reunir na tarde desta terça-feira, 11, na sede da Promotoria de Justiça da Comarca de Pacaraima, com representantes de diversos órgãos de segurança do Estado e do Município de Pacaraima para tratar de temas que motivaram as manifestações violentas na cidade na última sexta-feira.

 A fronteira ainda está fechada na manhã desta terça-feira. Diversos veículos e caminhões de carga encontram-se parados ao longo da BR 174 e os manifestantes tentam evitar a entrada de venezuelanos na cidade de Pacaraima.

A reunião para lidar com a situação, será conduzida pelo procurador de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Minorais e Direitos Humanos do MPRR, Edson Damas da Silveira, designado pela Procuradoria-Geral de Justiça para intermediar os conflitos e auxiliar o promotor de Justiça substituo da Comarca de Pacaraima, Valcio Luiz Ferri, e pelo General do Exército, Antônio de Manoel Barros, responsável pela Coordenação Operacional da Força-Tarefa Humanitária da Operação Acolhida em Roraima.

 Conforme Damas, a preocupação do Ministério Público é com a segurança da população de Pacaraima, independentemente de sua nacionalidade. 

“As manifestações populares encontram respaldo legal na constituição brasileira, entretanto, elas devem ocorrer de forma pacífica. Nós vamos nos reunir com as autoridades competentes e alertar a população local acerca das consequências judiciais de qualquer forma de violência, descriminação e cerceamento do direito de ir e vir de todos”, pontua. 

Vão participar da reunião o secretário de segurança do Estado de Roraima, coronel Olivan Pereira de Melo Júnior; o Delegado-Geral da Polícia Civil de Roraima, Herbert de Amorim Cardoso; o  comandante da Primeira Companhia de Policiamento de Pacaraima, capitão Igor Maicon; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Antônio Elias Pereira de Santana; o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato dos Santos e a presidente da Câmara Municipal, a vereadora Dila da Silva dos Santos.