Cotidiano

Mãe se prepara para o Enem acompanhada dos filhos

Para participar do Aulão do Enem, da Escola do Legislativo neste sábado (9), a mãe teve que levar as crianças para a sala de aula

Enquanto anotava as dicas do professor de química, a aluna Rayani Leal, de 28 anos, também tinha que prestar atenção nos filhos pequenos.  Jhully, de 7 anos, desenhava, e Castiel, de 4 anos, brincava com um carrinho na carteira.

Em alguns poucos momentos, os dois ficavam quietos no colo da mãe enquanto ela se prepara para segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois deseja estudar Ciências da Computação.

Para participar do Aulão do Enem, da Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, neste sábado (9), a mãe conta que teve que faltar no trabalho, e levar as crianças para a sala de aula, porque não tinha ninguém para cuidar delas.

 “A diretora foi muito compreensiva, em deixar os meus filhos virem. Uma ajuda, porque às vezes a gente não tem com quem deixar, e abandona um sonho.  Isso aqui é um sonho para mim, passar em uma faculdade”, explicou.

Além de se preparar para o Enem, durante a semana a mãe estuda espanhol e inglês na Escola do Legislativo. Pela noite, ela trabalha na venda de pastéis em eventos e na praça do bairro. Ao mesmo tempo, cuida dos pequenos, e o descanso só vem depois de 01h da madrugada.

“Vale a pena, é um esforço que lá na frente serei recompensada. Desde pequenos, eles sempre foram comigo. Nosso trabalho é um pouco pesado”, disse.

Revisão – Antes da última etapa do Enem 2019 realizada neste domingo (10), a Escola do Legislativo realizou um aulão das disciplinas da segunda fase da prova: ciências da natureza e matemática, neste sábado (9).