Cotidiano

Maestro João Carlos Martins visitará abrigo Rondon 3

Além da visita que acontece nesta sexta-feira (14), o maestro fará uma apresentação no sábado (15) no Teatro Municipal

Nesta sexta feira (14), o maestro João Carlos Martins visitará o abrigo Rondon 3, um dos espaços de acolhimento para refugiados venezuelanos mantidos pela Força-Tarefa Logística Humanitária para o estado de Roraima – Operação Acolhida, do Exército Brasileiro. 

A visita acontece a pedido da Operação Acolhida, por acreditar que o maestro seja um motivo de esperanças para as pessoas que passam por tantas dificuldades. O Rondon 3 é o maior abrigo humanitário da América Latina, com atendimento a cerca de 1.000 refugiados.

Apresentação 

No sábado (15), às 20h, 170 músicos de Boa Vista irão se apresentar sob a regência do maestro João Carlos Martins. Promovido pela Prefeitura de Boa Vista, o concerto, gratuito, será realizado na praça Fabio Marques Pacarat. Na ocasião, irão se apresentar a Orquestra de Câmara; a Orquestra infanto-juvenil; a Banda Juvenil e o Coral Infantil do Instituto Boa Vista de Música, além do Coral Cênico da Fetec.

Ainda neste mesmo dia, às 11h30, no Teatro Municipal, o maestro realizará também um encontro com regentes e coordenadores de projetos musicais de Roraima, para divulgar o projeto ‘Orquestrando o Brasil’ e conhecer um pouco mais sobre os projetos de música desenvolvidos no estado.

“O Orquestrando o Brasil é o legado que pretendo deixar. Quero ajudar os milhares de grupos espalhados pelo país a evoluírem artisticamente, ampliando sua atuação e conquistando novos públicos. Queremos democratizar a música clássica no Brasil, ressalta o maestro.

O projeto

O Orquestrando o Brasil é um projeto de mobilização através da música idealizado pelo maestro João Carlos Martins e pelo produtor cultural José Roberto Walker. Criado em 2018 e realizado com apoio da Fundação Banco do Brasil e do SESI/SP e FIESP, a iniciativa reúne hoje, mais de 500 grupos espalhados pelo país, oferecendo capacitação para regentes e músicos, divulgação e apoio.

Até o momento, o projeto já promoveu cerca de 30 encontros com regentes e coordenadores musicais nos estados de São Paulo, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco e Rio de Janeiro e 7 concertos com o maestro João Carlos Martins e grupos regionais.

O artista 

João Carlos Martins é pianista e maestro, reconhecido por ser um dos melhores pianistas do mundo. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, João Carlos Martins teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música. Devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão pela música por meio da regência.