Cotidiano

Maior presídio de Roraima é comandado pela 1ª vez por uma mulher

Adriana de Paula assumiu a direção da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo no mês de setembro

O desafio de comandar a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), maior unidade prisional de Roraima, tem sido encarado há pouco mais de um mês pela policial penal Adriana de Paula, que se tornou a primeira mulher a dirigir um presídio masculino no estado.

Para Adriana, estar na função é a realização de um sonho, que segundo ela, foi conquistado com muito esforço e determinação.

“Desde que entrei no sistema prisional em 2013, sentia vontade de atuar na área operacional, porém, o espaço para as mulheres sempre foi muito limitado. Bati em algumas portas, mas sem sucesso. Muitos achavam que uma mulher não teria capacidade de atuar numa função predominantemente masculina”, contou.

Adriana comanda o maior presídio de Roraima, com cerca de 2 mil internos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em 2019, Adriana se destacou ao participar do Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, promovido pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) em Brasília.

“O curso foi um divisor de águas na minha vida. Voltei para o meu estado me sentindo mais capaz, mais segura, mais preparada para desempenhar o trabalho na área operacional”, disse Adriana.

Adriana diz que tem sido uma experiência desafiadora (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV) 

Adriana diz que o dia a dia no presídio é desafiador, mas que tem recebido apoio dos colegas e o respeito por parte dos detentos.

“Tive recentemente a oportunidade de assumir a gestão da Pamc, onde nós temos mais de dois mil internos, e dentro do corpo de servidores cerca de 80 homens e 25 mulheres. Tem sido uma experiência desafiadora, mas que me orgulha muito. Pra mim tem sido uma honra por que eu vejo por parte da gestão, do governo, um incentivo, ver que eles não têm preconceito e que existe o incentivo para que a mulher possa conquistar mais espaço”, acrescentou. 

Confira a galeria abaixo: