Cotidiano

Maioria dos homicídios em RR é com vítimas e autores venezuelanos

De acordo com Edison Prola, houve a diminuição nos números de furtos e roubos no estado em 40%

Os casos de furto e roubo em Roraima, caíram aproximadamente 40% desde a implantação do programa Polícia na Rua. A informação foi repassada pelo secretário de Segurança Pública, coronel Edison Prola em entrevista neste domingo, 24, ao programa Agenda da Semana, da FolhaFM.

De acordo com o secretário, a diminuição nos números é reflexo dos investimentos em segurança, feitos pelo Governo do Estado.” Tivemos uma mudança no conceito de policiamento ostensivo. Temos hoje 90 viaturas na rua, e são viaturas de nível nacional, com tecnologia embarcada, onde o policial tem acesso a um banco de dados, com reconhecimento facial. Já tivemos época com apenas duas viaturas para atender toda a cidade, e hoje a realidade é diferente, e isso tem refletido nos números”, explicou Prola.

Ainda de acordo com o secretário, a imigração venezuelana trouxe um novo “modos operandis” ao crime no estado. “Ao longo dos últimos 5 anos passaram mais de 700 mil pessoas vindo da Venezuela passaram por aqui. Com isso , houve um aumento nos pequenos delitos, prostituição e tráfico de drogas. Já temos uma pequena célula de uma facção venezuelana em Roraima, e alguns venezuelanos já fazem parte da cúpula de facções brasileiras. Temos acompanhado isso. Para se ter uma ideia, a maioria dos homicídios registrados aqui são com vitimas e autores venezuelanos”, pontuou.

Prola destacou ainda que os investimentos foram além do policiamento ostensivo. “Hoje temos um novo sistema prisional, com policiais penais treinados, não existem mais fugas, os bombeiros receberam equipamentos e viaturas, assim como a Polícia Civil e isso é uma revolução para o estado”, acrescentou.

A entrevista completa, você pode conferir abaixo:

Publicidade