Cotidiano

Mais de 1 mil pacientes ainda aguardam por cirurgias oculares

#SemTempo? Confira o resumo da matéria:

A clínica Proftalmo, que presta atendimento em convênio com o SUS desde 2004, disse que constam na lista de espera 402 pessoas aguardando por cirurgia de catarata e 610 para pterígio, além de pacientes com glaucoma, estrabismo e retinopatias.

Com convênio suspenso há cerca de oito meses, a clínica Proftalmo, que já prestava atendimento em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2004, negou que a fila de espera para cirurgias de catarata esteja zerada, conforme foi anunciado pela ex-secretária de saúde Cecília Lorenzom.

Mais de dois mil pacientes já aguardavam por procedimentos quando o contrato com a clínica expirou, no dia 15 de junho de 2019. O mesmo não teria sido renovado por ter expirado em gestão anterior, dois dias antes de Cecília Lorenzom assumir a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). O sócio proprietário da clínica, deputado federal Hiran Gonçalves, afirmou que o convênio ainda não foi renovado e que os pacientes seguem aguardando atendimento.

Até o dia 3 de novembro do ano passado, 402 cirurgias de catarata e 610 de pterígios constavam na lista de espera. “Isso já dá mais de mil pessoas esperando, sem contar com glaucoma, estrabismo e com as cirurgias de retina, vitrectomias, descolamentos, buracos maculares, pacientes que têm retinopatia diabética e outros que também precisam fazer essas cirurgias”, esclareceu.

Ainda segundo Gonçalves, não existe no Brasil filas zeradas para cirurgias de catarata por se tratar de um problema epidemiológico. Ou seja, o governo teria sido induzido a acreditar que a fila estaria zerada. “Isso é um desconhecimento de dados epidemiológicos nacionais, porque em todos os lugares desse país nós temos filas grandes à espera de cirurgia de catarata”, completou.

Sobre a data da renovação do contrato, ainda segundo o sócio proprietário da clínica, não há previsão de renovação. O que se espera agora é que a nova gestão dê mais atenção à causa, principalmente por se tratar de uma necessidade para a população mais carente, que não tem condições financeiras para realizar os procedimentos em clínicas particulares ou por meio de convênios.

“Já tem mais de um mês que eu fui informado que o contrato seria assinado e até agora eu ainda não tive informação de que está pronto para assinar. Estou esperando. Vamos ver se o novo gestor dá atenção a esse problema. É um problema para as pessoas, porque quem tem recursos termina fazendo particular, quem tem plano de saúde vai para a saúde suplementar, mas a maioria das pessoas que estão nessa lista de espera estão esperando porque não têm condições e precisam fazer pelo Sistema Único de Saúde”, destacou.

OUTRO LADO – Em nota, o governo do Estado, por meio da CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle) informa que quatro empresas do setor entregaram as documentações exigidas no edital da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde). A análise dos documentos exigidos já foi iniciada e a expectativa é que a contratação aconteça até o fim deste mês.

Sobre as consultas de oftalmologia, as mesmas ocorrem normalmente na CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), sendo das 8h às 12 e das 14h às 18h nos dias de segunda, terça e quinta-feira, das 14h às 18h nas quartas-feiras, e das 8h às 12h nas sextas-feiras.

Para marcar a consulta com um dos profissionais da unidade, é indispensável que o paciente tenha passado primeiro pelo clínico-geral de UBS (Unidade Básica de Saúde), que ficará responsável pelo encaminhamento do mesmo para a rede especializada.

Com relação à situação de contrato Clínica Proftalmo, a CGRAC salienta que a renovação de credenciamento da mesma para a prestação dos serviços pelo SUS (Sistema Único de Saúde) está em fase de conclusão. Ela é uma das quatro empresas que entregaram a documentação para a Sesau.

A Coordenadoria ressalta ainda que o Estado não possui fila de espera para cirurgia de catarata, ou seja, todas as demandas que chegam ou que estavam pendentes foram realizadas regularmente por uma das clínicas credenciadas à Sesau.