Cotidiano

Mais de 100 acidentes foram registrados nos últimos 4 anos

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) divulgou estatísticas que apontam uma queda no número de acidentes de trânsito no período de carnaval nos últimos quatro anos. No entanto, os registros dos últimos quatro anos apontam que foram 119 acidentes, com mais de 250 feridos no total.

Segundo o Detran, em 2016 ocorreram 41 acidentes de trânsito com 83 pessoas envolvidas nas ocorrências. No ano de 2017, os acidentes caíram para 38, mas o número de acidentados subiu para 85. Já em 2018, o total de ocorrências diminuiu drasticamente para 21, sendo 46 pessoas envolvidas nesses casos. No ano passado, o quantitativo baixou para apenas 19 acidentes registrados e 43 pessoas acidentadas.

Os números do Detran ainda apontam que dirigir sobre influência de álcool foi a nona maior infração registrada em Roraima no ano de 2018, com 453 autuados. O número de vítimas fatais nesse período tem sido variado durante os últimos quatro anos, sendo apenas uma em 2016, três em 2017, dois em 2018 e quatro em 2019.

O diretor-presidente do Departamento, Igo Brasil, ressaltou que as ações realizadas têm sido intensificadas a cada ano que passa, adotando novas estratégias para melhorar o relacionamento entre o Detran e a população que faz parte do trânsito, o que vem refletindo na redução dos números.

“A educação para o trânsito e o trabalho de fiscalização ostensiva tem sido feitos de forma conjunta nas vias de competência municipal, estadual e federal. Portanto, como órgão integrante do Sistema Nacional de Trânsito, temos que ter o mesmo sentimento de trabalho, porque conseguimos alinhar e ter essa redução”, pontuou Brasil. 

Brasil destacou que o Detran mudou o foco da fiscalização e agora a atuação é baseada nos locais com maior incidência de ocorrências de trânsito e novas ações educativas têm atingido o público em geral, o escolar e os imigrantes venezuelanos, indo para escolas e abrigos, além da promoção de eventos específicos. Ele acredita que o recado tem sido compreendido efetivamente pela população.

“A nossa estratégia sempre é baseada na sensibilidade do público roraimense e, quando falamos isso, visamos a prevenção. Então temos esse resultado quando as pessoas entendem que elas precisam respeitar as regras de circulação e conduta, ter mais tolerância no trânsito e respeito ao próximo”, afirmou.

Blitz educativas e fiscalização ostensiva serão reforçadas durante o Carnaval


O diretor-presidente do Departamento, Igo Brasil, ressaltou que as ações realizadas têm sido intensificadas (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Igo Brasil apontou que tanto as blitzen educativas quanto as fiscalizações ostensivas serão intensificadas no início e no final das festas de Carnaval. Todos os 79 agentes do órgão, que atuam na capital, estarão trabalhando nesse período, sendo necessário também a utilização de escalas extras.

No que tange os trabalhos de sensibilização da população, Brasil esclareceu que o Detran terá uma equipe que atuará nos eventos de Carnaval, tanto no evento principal, promovido pela Prefeitura de Boa Vista, quanto nos circuitos independentes de blocos que ocorrerem na cidade.

“Essa sensibilização ocorrerá como foi no ano passado, em que fomos a esses circuitos. Ano passado também fomos a Caracaraí e esse ano iremos de novo, já que lá há um grande festejo. Nesses locais, faremos distribuição de materiais informativos, a fim de fazer com que a população entenda a nossa mensagem e não tenha esse período tão especial estragado”, valorizou.

FICA ESPERTO – O titular do órgão disse que a expectativa é que tudo ocorra tranquilamente durante o Carnaval, mas para que isso seja efetivo, Brasil deu algumas orientações para os condutores de Roraima.

“A primeira orientação que damos é que aquela pessoa que pretender ingerir bebida alcoólica deve se planejar. Chame um taxista ou motorista de aplicativo, vá com alguém que não faça ingestão de bebida alcoólica. Se você bebe, deixe seu veículo em casa, peça para alguma pessoa te levar e depois buscar. Essa é a mensagem mais importante”, frisou.

Outra recomendação é o respeito às regras de circulação e conduta, além de se manter dentro dos limites de velocidade das vias e ter atenção ao trânsito. “Hoje, um dos maiores fatores percebidos no trânsito está diretamente ligado à falta de atenção”, finalizou.