Cotidiano

Mais de 12 mil adolescentes foram vacinados em Roraima

Sem registro de efeitos adversos graves, com circulação da variante Delta, e doses suficientes em estoque, Governo de Roraima reforça a importância de toda a população acima de 12 anos se vacinar

Mesmo após o Ministério da Saúde desaconselhar a vacinação de adolescentes, Roraima resolveu manter a imunização deste público. Até o momento, 12.475 pessoas de 12 a 17 anos foram imunizadas. 

Segundo o Vacinômetro, plataforma criada pelo Governo de Roraima, até o momento, 6.353 vacinas contra a doença foram aplicadas em pessoas na faixa etária de 12 a 14 anos, tendo sido imunizados 6.230 com a primeira dose e 123 com a segunda dose.

No público da faixa etária de 15 a 17 anos, foram aplicadas 6.122 vacinas, sendo 5.926 primeiras doses e 196 segundas doses.

Doses

Um dos motivos para o Ministério da Saúde voltar atrás e tentar suspender a vacinação de adolescentes foram supostos efeitos adversos em adolescentes. 

Outro motivo seria o risco de desabastecimento. No entanto, o repasse de vacinas contra a Covid-19 pelo Governo Federal ao Estado de Roraima tem sido mantido de forma efetiva. 

Nos últimos dois dias, cerca de 28.160 doses foram recebidas, sendo 21.060 da Pfizer/BioNTech no domingo e 7.100 nesta segunda-feira, 20. Outras 5.750 AstraZeneca e 1.350 Janssen completam os números.

A infectologista Alessandra Martins, alerta que é preciso que os responsáveis conversem com os filhos acima de 12 anos de idade sobre o porquê de tomar o imunizante o quanto antes.

“Já há comprovação científica e reconhecimento da Anvisa de que a vacinação evita a doença, evita internações por casos graves nos hospitais e evita mortes. E só assim poderemos ter um retorno às nossas atividades de forma mais tranquila e segura”, ressaltou Alessandra.