PUBLICIDADE
AGRICULTURA FAMILIAR
Mais de 12 toneladas de melancia são entregues a escolas
Para os pequenos produtores, o PAA é a melhor opção devido ao preço pago pelo produto
Por Folha Web
Em 07/05/2019 às 20:00
Diversas escolas serão beneficiadas. (Foto: Ascom Seapa)

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) (Seapa) recebeu de agricultores familiares da região do PA (Projeto de Assentamento) Nova Amazônia, um pouco mais de 12 toneladas de melancia.

A coordenadora do Programa, Paula Silva, afirmou que as frutas foram divididas em duas entregas. "Uma parte, seis toneladas, foram para a Diocese de Roraima. Outras 6,5 toneladas foram distribuídas pela Seed [Secretaria de Educação e Desporto] nas escolas da rede pública estadual de ensino", disse.

Receberam melancias as escolas Wanda David Aguiar, Conceição Costa e Silva, Tancredo Neves, Caranã, Diva Lima, Hélio Campos, Mario David Andreazza, Delry Vieira, Ferreira de Souza e Ulysses Guimarães. A Diocese recebe produtos do PAA por ser uma das instituições vinculadas ao Programa por realizar trabalho filantrópico.

PUBLICIDADE

O agricultor Laudelino Peruzzo, que trabalha com as cultura de manga, melancia, mamão, macaxeira, abóbora, entre outros, na vicinal 3 do PA Nova Amazônia, foi responsável pelo fornecimento de 6 toneladas de melancia. Ele trabalha como PAA há mais de 10 anos.

"Forneço para o PAA da Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] há um bom tempo, para o do Governo do Estado forneço há três anos. Sou agricultor desde 2003 e desde então o PAA tem sido a melhor opção quando se trata de lucro.

O atravessador reduz muito o nosso lucro, por meio do programa, o nosso ganho é um pouco maior e o dinheiro é garantido", explicou.

Também do PA Nova Amazônia, a agricultora Marlene Barbosa, entregou 6,5 toneladas de melancia. Ela que também trabalha com outras culturas como a macaxeira e a abóbora, forneço para o PAA há mais de seis anos. Assim como Laudelino, ela reforça que para o agricultor familiar, o PAA é a melhor opção quando se fala em lucro.

"Acredito que o PAA é muito importante para a agricultura familiar, a entrega já é garantida. O atravessador é um mal necessário, mas não beneficia tanto o agricultor. Já cumpri a conta do PAA Estadual esse ano, agora aguardar o próximo", pontuou.

PAA – Criado em 2003, o PAA é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

***
Gostou?
1
2
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!