Cotidiano

Mais de 190 crianças são atendidas com problemas respiratórios em 24h

A maioria das situações são de doenças como gripe, pneumonia e outras

Nesta época do ano em que o número de doenças relacionadas ao clima aumenta, 191 crianças foram atendidas com problemas respiratórios em 24h, no Hospital da Criança Santo Antônio. As maiorias das situações são de doenças como gripe, pneumonia e outras.

Foram registrados 338 atendimentos, destes 120 (35,50%) classificados como pouco urgente, 63 como muito urgentes (18,64%), 118 como urgentes (34,91%) e 29 não urgente (8,58%) e 8 emergências (2,37%). Os casos não respiratórios registram 168. No Hospital, o primeiro atendimento deve ser feito de acordo com a gravidade dessas doenças.

As crianças que dão entrada no Pronto Atendimento com suspeita de síndrome gripal passam pela avaliação médica e ficam em observação, pois o médico pode solicitar exames e outros procedimentos, dependendo de cada situação para confirmação ou não de doenças respiratórias.

Hoje, cerca de 60% dos casos que chegam até o hospital podem ser resolvidos nas Unidade Básica de Saúde (UBS), pois são problemas mais simples e que só devem ser encaminhados ao hospital após avaliação médica, evitando que crianças com quadro estável se agravem devido à grande exposição dentro da unidade hospitalar.

Quando a criança apresentar algum sintoma, a recomendação é que façam o primeiro atendimento em uma UBS, evitando assim que ela fique exposta a outras infecções hospitalares e a superlotação. A prefeitura conta com 34 UBS em pleno funcionamento, sete delas com horários estendidos.